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Título: Formação inicial do(a) professor(a) de geografia nas instituições públicas no Recife : desafios curriculares e da prática docente
Autor(es): LIMA, Janiara Almeida Pinheiro
Palavras-chave: Geografia; Docente em formação; Currículos e PPC; Formação inicial e continuada dos docentes
Data do documento: 29-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Janiara Almeida Pinheiro. Formação inicial do(a) professor(a) de geografia nas instituições públicas no Recife: desafios curriculares e da prática docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho de pesquisa destina-se a explorar sobre a formação inicial do(a) professor(a) de Geografia nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) no Recife. Portanto, foram escolhidos como campo de investigação e pesquisa a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Recife e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, por serem as IES que ofertam Licenciatura em Geografia, de forma presencial, nesta cidade. A pesquisa teve por objetivo principal compreender como as Licenciaturas em Geografia no Recife tem realizado a formação inicial de professores(as) na perspectiva dos desafios curriculares e da prática docente para a atuação na Educação Básica. Para tanto, foram estudados os cenários de atuação do(a) professor(a) de Geografia conforme as demandas da Educação Básica, a luz dos documentos legais (BNCC, Currículo de Pernambuco e Política de Ensino da Rede Municipal do Recife), bem como, o cenário de formação inicial docente no âmbito dessas licenciaturas. Neste trabalho, fez-se um recorte para que a Educação Básica e a Geografia Escolar tivessem o enfoque direcionado ao Ensino Fundamental - Anos Finais, a fim de que, fosse possível compreender como a Geografia se insere nessa etapa de ensino e o(a) professor(a) de Geografia também. Nesse contexto, os objetivos específicos foram: Analisar se a proposta de formação inicial docente se alinha as demandas recentes da Educação Básica; Desvelar as metodologias utilizadas durante a formação inicial docente e a relação entre teoria e prática vivenciada nas licenciaturas estudadas; Analisar como os(as) professores(as) das IES selecionadas e estudantes egressos(as) compreendem a formação inicial docente e sua relação com a Educação Básica. Para tanto, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, adotando como método de procedimento o comparativo. Quanto a natureza, pode ser identificada como pesquisa básica e seus objetivos tiveram o caráter exploratório, descritivo e explicativo. Diante disso, o trabalho desenhou-se a partir de levantamento bibliográfico acerca das categorias investigadas (Formação Inicial de professores, Educação Geográfica e Currículo), elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os(as) docentes, elaboração e aplicação de questionários on-line com os(as) licenciados(as) egressos(as), análise dos dados e por conseguinte, construção da dissertação. As entrevistas e a aplicação dos questionários foram executados considerando as mudanças socioambientais e espaciais que a pandemia da Covid- 19 imputou. Assim, estas etapas da pesquisa foram realizadas em dois períodos: o pré- pandêmico e o pandêmico, o que levou a uma necessidade de adaptação do processo de aquisição de dados para cada um destes momentos. No que diz respeito aos sujeitos da pesquisa, no total foram 65 participantes, dentre os quais 14 professores(as) da UFPE e 7 do IFPE, totalizando 21 entrevistados e 30 licenciados(as) egressos(as) da UFPE e 14 do IFPE, totalizando 44 respondentes. Neste trabalho, os dados da pesquisa foram apresentados capítulo a capítulo, proporcionando o diálogo entre o aporte teórico e a discussão dos dados e resultados. Como resultados a pesquisa observou principalmente que o diálogo entre geografia escolar e acadêmica, bem como as práticas inclusivas, as vivencias com as tecnologias para Educação Básica e as discussões sobre a BNCC ainda são muito incipientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41066
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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