Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41066
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Janiara Almeida Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T23:21:31Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T23:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Janiara Almeida Pinheiro. Formação inicial do(a) professor(a) de geografia nas instituições públicas no Recife: desafios curriculares e da prática docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41066 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa destina-se a explorar sobre a formação inicial do(a) professor(a) de Geografia nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) no Recife. Portanto, foram escolhidos como campo de investigação e pesquisa a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Recife e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, por serem as IES que ofertam Licenciatura em Geografia, de forma presencial, nesta cidade. A pesquisa teve por objetivo principal compreender como as Licenciaturas em Geografia no Recife tem realizado a formação inicial de professores(as) na perspectiva dos desafios curriculares e da prática docente para a atuação na Educação Básica. Para tanto, foram estudados os cenários de atuação do(a) professor(a) de Geografia conforme as demandas da Educação Básica, a luz dos documentos legais (BNCC, Currículo de Pernambuco e Política de Ensino da Rede Municipal do Recife), bem como, o cenário de formação inicial docente no âmbito dessas licenciaturas. Neste trabalho, fez-se um recorte para que a Educação Básica e a Geografia Escolar tivessem o enfoque direcionado ao Ensino Fundamental - Anos Finais, a fim de que, fosse possível compreender como a Geografia se insere nessa etapa de ensino e o(a) professor(a) de Geografia também. Nesse contexto, os objetivos específicos foram: Analisar se a proposta de formação inicial docente se alinha as demandas recentes da Educação Básica; Desvelar as metodologias utilizadas durante a formação inicial docente e a relação entre teoria e prática vivenciada nas licenciaturas estudadas; Analisar como os(as) professores(as) das IES selecionadas e estudantes egressos(as) compreendem a formação inicial docente e sua relação com a Educação Básica. Para tanto, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, adotando como método de procedimento o comparativo. Quanto a natureza, pode ser identificada como pesquisa básica e seus objetivos tiveram o caráter exploratório, descritivo e explicativo. Diante disso, o trabalho desenhou-se a partir de levantamento bibliográfico acerca das categorias investigadas (Formação Inicial de professores, Educação Geográfica e Currículo), elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os(as) docentes, elaboração e aplicação de questionários on-line com os(as) licenciados(as) egressos(as), análise dos dados e por conseguinte, construção da dissertação. As entrevistas e a aplicação dos questionários foram executados considerando as mudanças socioambientais e espaciais que a pandemia da Covid- 19 imputou. Assim, estas etapas da pesquisa foram realizadas em dois períodos: o pré- pandêmico e o pandêmico, o que levou a uma necessidade de adaptação do processo de aquisição de dados para cada um destes momentos. No que diz respeito aos sujeitos da pesquisa, no total foram 65 participantes, dentre os quais 14 professores(as) da UFPE e 7 do IFPE, totalizando 21 entrevistados e 30 licenciados(as) egressos(as) da UFPE e 14 do IFPE, totalizando 44 respondentes. Neste trabalho, os dados da pesquisa foram apresentados capítulo a capítulo, proporcionando o diálogo entre o aporte teórico e a discussão dos dados e resultados. Como resultados a pesquisa observou principalmente que o diálogo entre geografia escolar e acadêmica, bem como as práticas inclusivas, as vivencias com as tecnologias para Educação Básica e as discussões sobre a BNCC ainda são muito incipientes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Docente em formação | pt_BR |
dc.subject | Currículos e PPC | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial e continuada dos docentes | pt_BR |
dc.title | Formação inicial do(a) professor(a) de geografia nas instituições públicas no Recife : desafios curriculares e da prática docente | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8998038308198992 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research work aims to explore the initial formation of the teacher of Geography in Public Institutions of Higher Education (IES) in Recife. Therefore, the Federal University of Pernambuco (UFPE) - Campus Recife and the Federal Institute of Pernambuco (IFPE) - Campus Recife were chosen as the field of research and research, as they are the IES that offer a Degree in Geography, in person, in this city. The main objective of the research was to understand how the Bachelor's Degrees in Geography in Recife have carried out the initial training of teachers in the perspective of curricular challenges and teaching practice for acting in Basic Education. Therefore, the scenarios of the Geography teacher were studied according to the demands of Basic Education, in light of the legal documents (BNCC, Pernambuco Curriculum and Teaching Policy of the Municipal Network of Recife), as well as, the scenario of initial teacher training within these degrees. In this work, a cut was made so that Basic Education and School Geography would focus on Elementary Education - Final Years, so that it was possible to understand how Geography is inserted in this teaching stage and (a) Geography teacher as well. In this context, the specific objectives were: To analyze whether the proposal for initial teacher training is in line with the recent demands of Basic Education; Unveil the methodologies used during initial teacher training and the relationship between theory and practice experienced in the studied degrees; Analyze how the teachers of the selected HEIs and alumni understand the initial teacher education and its relationship with Basic Education. Therefore, the research had a qualitative approach, adopting the comparative method as a procedure method. As for nature, it can be identified as basic research and its objectives had an exploratory, descriptive and explanatory character. Therefore, the work was designed based on a bibliographic survey about the investigated categories (Initial Teacher Training, Geographic Education and Curriculum), preparation and application of semi- structured interviews with teachers, preparation and application of online questionnaires with the graduates (ex), analysis of the data and, consequently, construction of the dissertation. The interviews and the application of the questionnaires were carried out considering the socio- environmental and spatial changes that the Covid-19 pandemic caused. Thus, these stages of the research were carried out in two periods: the pre-pandemic and the pandemic, which led to a need to adapt the data acquisition process for each of these moments. With regard to the research subjects, there were a total of 65 participants, including 14 professors from UFPE and 7 from IFPE, totaling 21 interviewees and 30 graduates from UFPE and 14 from IFPE, totaling 44 respondents. In this work, the research data was presented chapter by chapter, providing a dialogue between the theoretical contribution and the discussion of data and results. As a result, the research observed mainly that the dialogue between school and academic geography, as well as inclusive practices, experiences with technologies for Basic Education and discussions about BNCC are still very incipient. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Janiara Almeida Pinheiro Lima.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons