Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41061

Compartilhe esta página

Título: Uma investigação sobre a utilização do software GeoGebra no ensino de derivada nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste.
Autor(es): SANTANA, Bruna Maryelli da Silva
Palavras-chave: Cálculo diferencial; Cálculo integral; GeoGebra (Software); Prática de ensino
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: SANTANA, Bruna Maryelli da Silva. Uma investigação sobre a utilização do software GeoGebra no ensino de derivada nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar se os professores das licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste fazem uso do software Geogebra, para ensinar Derivadas no Cálculo Diferencial e Integral I. Nele expomos as concepções sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática, ressaltando as importantes contribuições possíveis. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa-quantitativa e foi realizada com professores e estudantes da disciplina de Cálculo I e II dos cursos de Licenciatura em Matemática, em Física e em Química da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Para coleta dos dados, foram aplicados dois questionários, um aos discentes e outro aos docentes. Neste trabalho abordamos alguns aspectos sobre o ensino de Cálculo Diferencial e Integral de uma variável e os softwares, apresentando o GeoGebra. Na análise pudemos concluir que tanto os professores quanto os alunos conhecem o software Geogebra, mas que nos últimos semestres apenas metade dos docentes consultados fizeram uso deste em sala. Concluímos também, que a utilização do software é muito importante no processo de ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41061
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA, Bruna Maryelli da Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons