Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41061

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Elizabeth Lacerda-
dc.contributor.authorSANTANA, Bruna Maryelli da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-30T16:17:44Z-
dc.date.available2021-08-30T16:17:44Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.date.submitted2021-08-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Bruna Maryelli da Silva. Uma investigação sobre a utilização do software GeoGebra no ensino de derivada nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41061-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar se os professores das licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste fazem uso do software Geogebra, para ensinar Derivadas no Cálculo Diferencial e Integral I. Nele expomos as concepções sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática, ressaltando as importantes contribuições possíveis. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa-quantitativa e foi realizada com professores e estudantes da disciplina de Cálculo I e II dos cursos de Licenciatura em Matemática, em Física e em Química da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Para coleta dos dados, foram aplicados dois questionários, um aos discentes e outro aos docentes. Neste trabalho abordamos alguns aspectos sobre o ensino de Cálculo Diferencial e Integral de uma variável e os softwares, apresentando o GeoGebra. Na análise pudemos concluir que tanto os professores quanto os alunos conhecem o software Geogebra, mas que nos últimos semestres apenas metade dos docentes consultados fizeram uso deste em sala. Concluímos também, que a utilização do software é muito importante no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleUma investigação sobre a utilização do software GeoGebra no ensino de derivada nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246629P8&tokenCaptchar=03AGdBq25snGChsoZGLcDI2cnf0DjrWCMAY3O5TLaCuzGGDboejvzYVQV93T0tcW-WYbSWVQQqXhzzO_YVjMn5Eh3xriadU0nzg12tZYlxHNScU0rr4b2qheXwE0KQU2CwYVKk7yQUKZSp3-t3ElLz32NK9IXz4LFad6u5UXYtT3Ww4qGuaQuvbYneWjwQKftK48nUAWFBH3g139wwO3YqHuy9tv-D_I5qEFBInMeCd-8ZaXsdgUBNtYy6RJ2-h-pa29vTZfCZIP2Rj4lO-oFoah2-Zc52Cl3cYKUv2VQruVaFyzX9vPz8BWx9Dmx9_zPi3OS-yMfu-1Tuk7WPwg-bc1sl4U9euRgijY5VHDTqWm-8anVux3sCNZmTA4KOcHBDtDI8wi6OXSR1Tc2QyyWCln-CAXys_GrdUPLD_j3WAEd0qnkFAGTjAWNBWTuQgM9FNsP-w_gEPm4AZwTjilvZ2kdVVR2QKY33Mgpt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to investigate if the teachers of undergraduate academic center of make use of Geogebra, to teach software Derived in the differential and Integral Calculus I. In it we expose the conceptions about the use of digital technologies in teaching mathematics, emphasizing the important contributions possible. The research fits in a quantitative and qualitative approach-was held with teachers and students of Calculus I and II Degree courses in mathematics, physics and Chemistry at the Federal University of Pernambuco-CAA. For data collection, two questionnaires were applied, each students and other teachers. In this paper we discuss some aspects of the teaching of differential and Integral Calculus of one variable and the software, showing the GeoGebra. In the analysis we were able to conclude that both teachers as the students know the software Geogebra, but which in recent semesters only half the teachers consulted made use of this room. We conclude that the use of the software is very important in the process of teaching and learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTANA, Bruna Maryelli da Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons