Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41053
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.author | LOPES, Hebe Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-28T01:59:34Z | - |
dc.date.available | 2021-08-28T01:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Hebe Cavalcante. A organização do trabalho pedagógico no ensino da matemática na modalidade à distância. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41053 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso vem abordar o trabalho pedagógico do professor no Ensino a Distância em cursos de formação de professores em Matemática. Para situar as discussões a cerca da nossa temática, apresentamos um breve histórico, com a finalidade de edificar o conhecimento do leitor e da leitora sobre a evolução desta modalidade de ensino ao longo dos anos e estabelecer uma relação entre como esse tipo de ensino se desenvolve a partir das influências da criação e desenvolvimentos das tecnologias de comunicação e informação, o que nos evidenciou o quanto essa modalidade de ensino encontrou um ambiente propício com o advento da internet. Para nossa investigação foi realizada uma pesquisa bibliográfica, como fase exploratória da pesquisa, pois buscamos nos apropriar das produções deste tema, como fruto desse momento delimitou-se os referenciais que mais fundamentariam nossas discussões e estudo. Para coleta de dados utilizamos questionário com perguntas abertas e entrevistas semiestruturadas através de e-mail e por rede social, aplicados com professores e professoras que atuam ou atuaram no curso de Matemática – Licenciatura no Ensino a Distância. Nosso objetivo foi analisar as particularidades metodológicas do ensino da matemática a Distância, investigar sobre a metodologia utilizada utilizadas nas aulas e seu processo de organização e descrever as principais características encontradas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | A organização do trabalho pedagógico no ensino da matemática na modalidade à distância. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2045307T0&tokenCaptchar=03AGdBq24kVD4lgW5IKeA9_1zORjdS5eaEjZ8uW7viwjy_2-EqXQcofPXkVzoAMtd4bThDAbAacHMmvr996MF4mt5u6KZ19uGJMjd75q8Ab0CRkNIs4m2XrvXgiLYy75XzOqu7NfMSUKqDYZeW-m24ACC0qQdWEQKtifkh7OGyZfKu7iDPjAltHV8m-J0cJaETO2NSKg-thT1IBVjUqXN7GpZO5lzOzZriWbKQpi-Lb867D6k2-egXbvZAD0_X9lzbyONDZlCq-0EPA83MM1cKFwFU8uYtt8g-29aIc25Ei2ADhjPgEVF3FYN0DmpNmnlLBXdZuxI9JdbT8zDf0p39Vdeedko-OSRzDbuBp8MizUCygpqErK2lOZitF54Jt2gT9TIQQ0MV73IIKQDwY1GRUf7sXV8NxI6RqgtL_TRCG2vkNUDP0CbOMY6URc9cH_aGvnApVcoNF79qTeTHa3nzIaCdxbVXQajv7g | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700044T0&tokenCaptchar=03AGdBq27kwFGJ0H4gNF3QmE9PxYNuCuUMVCJzGwc0Sveuy5a_eBZ3RUeH_He0RKEyJPv0u5EWyQBKvKDkvw1x1h8XzmmjaTLTn47JiUYC9Ih54zpcL6GJA6KrAs-50_kWvRoeP8mHmRWyKMM9DEi8bftAACvYd9sRE-v3Xv9atm1NoGKSxe5djKDNwCtFZD7IgjK05VIeYy01khggk_e0TXSrp1iEiekv_ftsznvkjD3E_duUNQ4oYe0trRFl2Z2heof5jT4VUsWf-zC9hKx-kSr2E1U0Y4S92EJ05uwfrGNVM3YEs7eC38yYL6RVfJJN42GBd6JDJ3sdkMUMvTrhJLSrz98UqpqlEH371ckoEiUig8a1fWqsM4Ur0p1jnT3PM0inHY-hUodp3ygN8LnHCAPFeP6JUbrr_qWcFBiq8e866xTOKCslCUZrfx8mInUjuWU-vSXPSPkDxbQztianxjtx68F4fIldpQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | This present course conclusion work addresses the pedagogical work of teachers on the Distance Learning method of the formation of Math teachers. To situate the discussions about our theme, we present a short historic, with the purpose to situate the readers about the evolution of this teaching mode over the years and establish a relation of how this kind of teaching develops from the influences of the creation and developments of communication technologies and information, that showed us how much this teaching method found a great environment with the internet. For our investigation, a bibliographic research was done, as an exploratory phase of the research, as we seek to appropriate on the productions of this theme, as a result, this moment delimited references that would support our discussions and study. To improve the research, we used exams with open questions and interviews semi structured through email and social networks applied with teachers that act or acted on the Math course – with graduation on the Distance Learning method. Our goal was to analyze the methodological particularities of the Distant Learning of Math, investigate about the methodology used in class, the organization process and to describe the main features found. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPES, Hebe Cavalcante.pdf | 895,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons