Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41050
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.author | LIMA, Jackson Róbson de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T23:15:23Z | - |
dc.date.available | 2021-08-27T23:15:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jackson Róbson de. Modelagem matemática em livros de equações diferenciais ordinárias: um enfoque no programa de formação inicial em matemática licenciatura no núcleo de formação docente-UFPE. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41050 | - |
dc.description.abstract | Diante das dificuldades encontradas no ensino das equações diferenciais e a forma em como elas são abordadas em livros didáticos, a modelagem matemática se faz importante ferramenta no ensino aprendizagem desta. Esse trabalho busca verificar se a modelagem matemática abordada nos livros de Equações Diferenciais que serão analisados atendem ao programa de formação docente no curso de matemática licenciatura-NFD-CAA-UFPE.Adotamos uma pesquisa qualitativa-quantitativa de uma análise bibliográfica de 17 livros, sendo que 8 destes constam na ementa do PPC do curso, a pesquisa objetivou identificar quais os livros de ED mais utilizados pelos docentes na disciplina de Equações diferenciais nos últimos quatro semestres letivos; e também verificar quais livros de ED utilizados no curso de matemática licenciatura estão em consonância com o PPC deste curso; e por fim, apontar quais conteúdos abordados nos livros de ED analisados contemplam modelagem matemática. Ressaltamos que os requisitos de Biembengut, Bassanezi, e Alves foram essenciais para a construção dos quadros qualitativos e quantitativos.Fizemos a seção 3.2 contemplando contribuições acadêmicas em modelagem matemática e ensino das equações diferenciais, destacando alguns estudos recentes e relevantes. Em relação ao primeiro objetivo específico verificamos quais as obras mais utilizadas pelos professores do curso, sendo o livro L6 o mais utilizado.Como segundo objetivo específico nos propomos em verificar quais livros de ED utilizados no curso de matemática licenciatura estão em consonância com o PPC deste curso. Constatamos que todas as obras contemplam o proposto pelo PPC pelo curso. Para efeito de comparação de dados com outras obras, a pesquisa analisou 9 livros que não estão no PPC e também verificou que são boas obras em termos de modelagem matemática. E por fim, o último objetivo específico foi de apontar quais conteúdos abordados nos livros de ED contemplam modelagem matemática. Observamos que os conteúdos que mais utilizam modelagem matemática são introdução às equações diferenciais, equações diferencias de primeira e de segunda ordem. Todas as obras estão de acordo com os padrões exigidos, cabe ao educador o discernimento da escolha de obras que contemplem melhor a modelagem matemática para aprimoramento do ensino e aprendizagem dos seus discentes, e consequentemente, melhora na sua formação. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Equações diferenciais ordinárias | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática em livros de equações diferenciais ordinárias: um enfoque no programa de formação inicial em matemática licenciatura no núcleo de formação docente-UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387630D3&tokenCaptchar=03AGdBq266moE_G7lMJXRKM4qcZlKo0O1q5CNvEGeCBe2FiKeeFz9_QG8TGlthctKRnEmtTOCOBSZkrZSxmCOmQeBe_vl-BqFN_Utr8UhdMH8FUnUYlnyKtBj-rsa8-CxE2ITSpbmkUYj32i9MGouU7ssqrCGbe6dPGglWKJsUugNe5tLIXkDvYiWyfGFqgHkHLW_BuExiYJT39gkTbqgy81Pb1juissH0xwkzdUjGQc94opNmLclA7ISsYXe5AnVJiH646yCgMpN_Mc8zxBjOJSQFwSrWyhVnUS04GzxttZPBqlICkPT6zNSlizYymOpc48ZAepznCqS5TsIjIXsH2WvxfodgoBTreYYWH82UsLg_OFy3p8p29CV-Ln4COmtG8xYYVy8erkI_3F9psIo7q-sBb2MHIbrwv3woQV0Wt9jMygnq-gqxDP8GOSXaH_mjmepzb5rEMETDTOWzEuO42f7S6B0tt58YRQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798716D4&tokenCaptchar=03AGdBq25PLB0puhCapEIHF9McI-ojUVmc5NWv7Y4layKK2hZ7s_CyL-Sep7E3dp_AX1NujowQJje_z-FiE6hHdP8aQDYWYhO8Srrl2XzfQNnscjNCQMMEIT6kO7ruXauUjk95SqdIene_QyTV-msHXldJ1z1wJ_fuV7C7tLt4wcAXap4Rg2PmUJ5UkvCeDTv70ZOYPQXzua6t27_JlqOi7I_zbksNSRcFJbn7PSL_CrfXrNTLSjzEtR6qni6a1G3kov66a3MS0M0wtakXreYIuymFDK-5v8ic6No9ZZrjDYVu6hIYLW1K8XYs6tsP4WKxQIhvSXB1CRg27nPFEp0HP5D68yTODiX-IZxA9WOFk21slTgh0ZF7--5DxqEz2xlMtiyjuxHDLnTbSk58dOQIycdT1OL6TaGUHrUUk7PZiJz4ogFoECY30QfbfGv-pBTVdwOsuasMljAZVNQlEV0uO6kIL4Dy5LmIOA#OrganizacaoEventos | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the difficulties encountered in the teaching of differential equations and the way how they are covered in textbooks, mathematical modeling becomes important tool in teaching learning this. This work aims to verify the mathematical modeling discussed in Differential Equations of books that will be analyzed meet the teacher training program in mathematics course degree-NFD-CAA-UFPE. Adotamos a qualitative-quantitative research a literature review of 17 books, and that 8 of these are contained in the PPC menu of course, the research aimed to identify ED books most used by teachers in differential equations discipline in the last four semesters; and also check which ED books used in the course of mathematics degree are in line with the PPC of this course; and finally, point out which content covered in the ED books analyzed include mathematical modeling. We emphasize that the Biembengut requirements, Bassanezi and Alves were essential for the construction of qualitative pictures and quantitativos.Fizemos section 3.2 contemplating academic contributions in mathematics and teaching of differential equations modeling, highlighting some recent and relevant studies. Regarding the first specific objective track which works most used by teachers of the course, and the book L6 as utilizado.Como second specific goal we propose to check which ED books used in the course of mathematics degree are in line with this PPC course. We note that all the works include the one proposed by PPC for the course. For data comparison with other works, the research analyzed 9 books that are not in PPC and also there are good works in terms of mathematical modeling. Finally, the last specific objective was to point out what content covered in the ED books include mathematical modeling. We note that the content you use most mathematical modeling are introduction to differential equations, differential equations of first and second order. All works are in accordance with the required standards, it is the educator discernment of choosing works that best contemplate mathematical modeling to improve the teaching and learning of their students, and consequently improvement in their training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Jackson Róbson de.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons