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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41049

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Título: Concepções de professores de matemática sobre erros produzidos por alunos em equações algébricas.
Autor(es): FEITOSA, Ygor Murillo Meneses
Palavras-chave: Erro; Equações; Álgebra; Professores de matemática; Avaliação
Data do documento: 22-Jul-2016
Citação: FEITOSA, Ygor Murillo Meneses. Concepções de professores de matemática sobre erros produzidos por alunos em equações algébricas. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Os erros produzidos pelos alunos no estudo da Matemática têm sido uma constante em muitos estudos que intentam investigar o que os mesmos revelam acerca do processo de ensino e aprendizagem. Os princípios que orientam a avaliação tradicional do desempenho escolar conferem, na maioria das vezes, um tratamento classificatório e excludente ao rotularem e estratificarem os estudantes pelos erros que produzem. Esse trabalho de pesquisa visou investigar quais são as concepções dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental sobre os erros de supostos alunos em equações algébricas. Nossa hipótese considerou a possibilidade de que ainda há professores de Matemática que não consideram o erro como parte importante do processo de aprendizagem desenvolvendo, assim, práticas avaliativas meramente classificatórias. Assim, tomamos como aporte teórico as considerações sobre o erro como estratégia didática (PINTO, 2000), como procedimento construtivo (TORRE, 2007) e as concepções de avaliação diagnóstica (LUCKESI, 2008) e mediadora (HOFFMANN,1991). Também nos aproximamos de alguns trabalhos de investigação da mesma temática desenvolvidos por Cury e Brum (2013), Sperafico e Golbert (2012), Freitas (2002) e Booth (1995). A pesquisa foi conduzida por um processo qualitativo, através de método dedutivo e após a escolha da população pesquisada – dez professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da cidade de Caruaru-PE – aplicamos um questionário contendo três questões a fim de obtermos o corpus a ser analisado. A análise deu-se pela exploração dos dados e sua confrontação com princípios da fundamentação teórica. Os resultados indicam a persistência de posturas avaliativas classificatórias por parte dos professores que, muitas vezes, não valorizam os erros e as informações que estes trazem sobre o processo de ensino e de aprendizagem e também não reconhecem seu valor didático na mediação do sucesso escolar no estudo de equações algébricas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41049
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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