Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41049
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | FEITOSA, Ygor Murillo Meneses | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T22:54:08Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26T22:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Ygor Murillo Meneses. Concepções de professores de matemática sobre erros produzidos por alunos em equações algébricas. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41049 | - |
dc.description.abstract | Os erros produzidos pelos alunos no estudo da Matemática têm sido uma constante em muitos estudos que intentam investigar o que os mesmos revelam acerca do processo de ensino e aprendizagem. Os princípios que orientam a avaliação tradicional do desempenho escolar conferem, na maioria das vezes, um tratamento classificatório e excludente ao rotularem e estratificarem os estudantes pelos erros que produzem. Esse trabalho de pesquisa visou investigar quais são as concepções dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental sobre os erros de supostos alunos em equações algébricas. Nossa hipótese considerou a possibilidade de que ainda há professores de Matemática que não consideram o erro como parte importante do processo de aprendizagem desenvolvendo, assim, práticas avaliativas meramente classificatórias. Assim, tomamos como aporte teórico as considerações sobre o erro como estratégia didática (PINTO, 2000), como procedimento construtivo (TORRE, 2007) e as concepções de avaliação diagnóstica (LUCKESI, 2008) e mediadora (HOFFMANN,1991). Também nos aproximamos de alguns trabalhos de investigação da mesma temática desenvolvidos por Cury e Brum (2013), Sperafico e Golbert (2012), Freitas (2002) e Booth (1995). A pesquisa foi conduzida por um processo qualitativo, através de método dedutivo e após a escolha da população pesquisada – dez professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da cidade de Caruaru-PE – aplicamos um questionário contendo três questões a fim de obtermos o corpus a ser analisado. A análise deu-se pela exploração dos dados e sua confrontação com princípios da fundamentação teórica. Os resultados indicam a persistência de posturas avaliativas classificatórias por parte dos professores que, muitas vezes, não valorizam os erros e as informações que estes trazem sobre o processo de ensino e de aprendizagem e também não reconhecem seu valor didático na mediação do sucesso escolar no estudo de equações algébricas. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Concepções de professores de matemática sobre erros produzidos por alunos em equações algébricas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4330810D6&tokenCaptchar=03AGdBq275Q-IBi5atCfOPOsE1HmjUYIqc8iyDFi8n-fTidH0GwZMhLtJiQUr3uPvbAoviG8gtN_4qWc4SOa-qJzyeh3Cmhk3rUUyu1UKoHmxzDJXut4uQ7PddUQuuRdwLJsczpyACAUijeBfVdETnyKBARDStaNZdLN_bozEUNsSum_3XYcnTrWb-FeO9-x5w9W1_bpCuLtN_Bu-XQ4iPFIfiOyXOTZztbcKfQeEgerLz3sNJGDJdCI-hMYA8yQ4gJnf_3WUPWoOaCGsu0JdQrWIrRYObbVUHN5J8dJenir6-wbESHjfX9_snQ8lX51r6zWgG63IgLrknSckKfvJq1sh4ltOuP1EwS-y7gknnks4T-gUa-jqIte2uuGvD3ZEPYG7JhQFpF1SnIHGAoLfXsQvjF58mpEUkdvlOUevlnrK7sydvTXS-ZQpQ5rbDw9d2fc0ELLhjrx0qJEr-ezigjU8rkty3YYUUjQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26aMbHH6Jx7kzpkbN_IubQFmLFXPS6Wl4AsQ0TFrOOVCmRH5Z1BUHdggs-4uYNUG8Po5EqMFWYLwnNoNmepxTlNvF-g8luv_JqC0sR9cnMuAb2mfAqr7j_GZSYnEFYNjCT3lBMW3qLKUmYaGYDekttkRdVZW5QE48CGmIYVu3agvMHvqoGxZQ0rInZdFMPy205D0qDCENMjafyTAQCiaF24Woy27SXkLvhUtpAWtG5sCCWIkNVpZ04wYNwSspSkWO10xpUjZjX68B-TENS5S0l1FuzmlJNToiLmZ4uysQxPOh19UlfGDYEXGA2QxwdmFfFH1vtBgT_wzaaPr1FSQCqLJ-LjSQMWMNsKVxhuHWrqD7PMjVPVTAKZYySh5BQ4WjHlfnKxIYOmkRnzFC11y42WRnmQ6C6w1ssaa2iB6oj-vfacCVLRp9w34_PGrPI8axxDsFyIsltohNg08ebgS2iSpfQ6ZQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The errors produced by students in the study of mathematics have been a constant in many studies that attempt to investigate what they reveal about the teaching and learning process. The principles that guide the traditional evaluation of school performance confer most of the time, a classificatory and exclusionary treatment to label and stratify students by errors they produce. This research work aimed to investigate what are the conceptions math teachers in the final years of elementary school about the error alleged students in algebraic equations. Our hypothesis considered the possibility that there is math teachers who do not consider the error as an important part of the learning process developing thus merely classificatory assessment practices. Thus, we take as the theoretical considerations about the error as a teaching strategy (PINTO, 2000), as a constructive procedure (TORRE, 2007) and diagnostic evaluation of concepts (Luckesi, 2008) and mediator (HOFFMANN, 1991). Also we approach some research work the same theme developed by Cury and Brum (2013), and Sperafico Golbert (2012), Freitas (2002) and Booth (1995). Research done by a qualitative process, through deductive method and after the choice of the surveyed population - ten teachers of the final years of elementary school in the city of Caruaru-PE - applied a questionnaire containing four questions in order to obtain the corpus to be analyzed. The analysis gave thorough exploration of data and its confrontation with the theoretical foundation principles. The results indicate the persistence of qualifying evaluative attitudes by teachers who often do not value the errors and the information they bring to the process of teaching and learning and also do not recognize their educational value in the mediation of academic success in the study algebraic equations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FEITOSA, Ygor Murillo Meneses.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons