Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41036

Compartilhe esta página

Título: Applets nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e desafios.
Autor(es): BEZERRA, Nathália França Nascimento
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Tecnologia da informação; Aprendizagem
Data do documento: 21-Jul-2016
Citação: BEZERRA, Nathália França Nascimento. Applets nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e desafios. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: As discussões sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática vêm sendo bastante frequentes como alternativa para a prática pedagógica do professor. Esta pesquisa tem como objetivo analisar applets disponíveis nos sites National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) Illuminations1 e National Library of Virtual Manipulatives (NLVM)2 em relação ao conteúdo matemático, identificando a utilidade dos applets selecionados no ensino da matemática e compreendendo suas funcionalidades e objetivos. Escolhemos para nossa pesquisa applets voltados para os anos finais do Ensino Fundamental. Os mesmos foram categorizados por meio dos eixos: Números e operações, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Analise e Probabilidade dos dados. Os principais resultados deste estudo são: na dimensão técnica, os applets podem melhorar quanto a navegabilidade, a interface e, principalmente, ao compartilhamento e memória. Na dimensão didático-pedagógica, percebemos alguns desafios referente a acessibilidade dos applets. Porém, de uma forma geral, foi uma categoria que obteve resultados satisfatórios, destacando-se a questão da linguagem, abordagem/diferencial e fundamentos pedagógicos, pois oferecem um ótimo guia de apoio ao professor. Já em relação a dimensão dos conteúdos, os sites oferecem um bom resultado ao que se propõem, sobretudo, o Illuminations.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41036
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEZERRA, Nathália França Nascimento.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons