Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41036

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Nathália França Nascimento-
dc.date.accessioned2021-08-25T23:49:48Z-
dc.date.available2021-08-25T23:49:48Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.date.submitted2021-08-25-
dc.identifier.citationBEZERRA, Nathália França Nascimento. Applets nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e desafios. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41036-
dc.description.abstractAs discussões sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática vêm sendo bastante frequentes como alternativa para a prática pedagógica do professor. Esta pesquisa tem como objetivo analisar applets disponíveis nos sites National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) Illuminations1 e National Library of Virtual Manipulatives (NLVM)2 em relação ao conteúdo matemático, identificando a utilidade dos applets selecionados no ensino da matemática e compreendendo suas funcionalidades e objetivos. Escolhemos para nossa pesquisa applets voltados para os anos finais do Ensino Fundamental. Os mesmos foram categorizados por meio dos eixos: Números e operações, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Analise e Probabilidade dos dados. Os principais resultados deste estudo são: na dimensão técnica, os applets podem melhorar quanto a navegabilidade, a interface e, principalmente, ao compartilhamento e memória. Na dimensão didático-pedagógica, percebemos alguns desafios referente a acessibilidade dos applets. Porém, de uma forma geral, foi uma categoria que obteve resultados satisfatórios, destacando-se a questão da linguagem, abordagem/diferencial e fundamentos pedagógicos, pois oferecem um ótimo guia de apoio ao professor. Já em relação a dimensão dos conteúdos, os sites oferecem um bom resultado ao que se propõem, sobretudo, o Illuminations.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleApplets nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e desafios.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498631Z6&tokenCaptchar=03AGdBq24YRB4bnLFeU3gbvUEdZxzzrcxx7mhHr4CifpS3YCOEY5_7-RH2Z1cs3gGfjlUEbH-6IO-0hyeXqR1duo26lr9NjTfrJPN7CgymgzJxyoiL-SWkDivq1e-bZ4Ghh5zW9NyrHrPvm5xBQK-qpiUtuJMrbFigN8afNa0NsFukc1TQCSmwpWg9wBQpgAMqRDu0DCUYTXzJJstix1xoWFoonsEp9yA7nlJahjkXrhy7V9vdil0b9ZSdV4p2-YSFv3odcKYVbU83fxm0yiwArw4-n1ZhrzQaNhGUveySphGyiKScZnda3VTc5F0l5Td5Cv0Zj7tV1hl2RC3_V72qQYpG3YLgPnzYFoybbRvUPKbgslN4pvDmn__slp1_iekJgFPLr1YYXMfd62MMMWknd-51e0jC4exQZS869VLUWOiDdHvmAu-AnNEFBWGTN5C4CzX0a3LtBUS_HFUUhy0VNw2Rs2P6jJKs1wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4468323Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27BG0dBiZizf4jUlidAHjfbYr5iAdSE-7WmKIi2kJdXxGpTqbm3sX0cENfu5m5Lupo706QPlNKZFUTDgnQmg7npSoTwEmC6tiPUUJju1uEheq1HFViobodB3dgJ0a-_Eo5YlvirxMGh7sGRXRC2fj5Yg4pnEy6GmgcIMONgt0XpblHdldKUO28nMJeo3nsXgjEeOLaZ06fTL2jTWTkgYfwNZAINu537N3edgdu6PXgFOjl7vFqu6CBaQrZ5LnrFmGOrRdczeQDilKM5UJ_RP_nkkgl6GFlR8_2HF9rCPiYIUbnuX-Xa3cQ81L_v0qW-OFN0QHDNjIhk6au4HuuWvf7AVoELt4Q9jVz_pgtdgJDvtZ_erQLStpHPNRNECmBzuShB-YvBIzlHpx3dNa2oc1NgTJi-IbyztOyR8l6FZMWlp0ctc6lje7IVQAiHvdGxTb4Xnb2PK90GJDx-DV0U1_F6InpuQgpt_BR
dc.description.abstractxDiscussions on the Information and Communication Digital Technologies (TDICs) in the teaching and learning of Mathematics have been quite common as an alternative to the teacher's pedagogic practice. This research aims to analyze applets available on the websites National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) Illuminations and National Library of Virtual Manipulatives (NLVM) in relation to the mathematical content, identifying the usefulness of the selected applets in the teaching of mathematics and understanding its features and goals. We chose for our research the applets focused on the final years of elementary school. They were categorized by the filaments: numbers and operations, algebra, geometry, Quantities and measurements and analysis and probability of data. The main results of this study are: concerning to the technical aspects, applets can improve their navigability, the interface and especially the sharing and memory. Related to didactic and pedagogical pattern, we can point some challenges about the accessibility of these applets. However, in general, it was a category that achieved satisfactory results, highlighting the issue of language, approach / differential and educational foundations, because they offer a great guide of teacher support. Regarding the size of the contents, the websites offer a good outcome to their purpose, especially the Illuminations.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEZERRA, Nathália França Nascimento.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons