Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41036
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Nathália França Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T23:49:48Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T23:49:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Nathália França Nascimento. Applets nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e desafios. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41036 | - |
dc.description.abstract | As discussões sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática vêm sendo bastante frequentes como alternativa para a prática pedagógica do professor. Esta pesquisa tem como objetivo analisar applets disponíveis nos sites National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) Illuminations1 e National Library of Virtual Manipulatives (NLVM)2 em relação ao conteúdo matemático, identificando a utilidade dos applets selecionados no ensino da matemática e compreendendo suas funcionalidades e objetivos. Escolhemos para nossa pesquisa applets voltados para os anos finais do Ensino Fundamental. Os mesmos foram categorizados por meio dos eixos: Números e operações, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Analise e Probabilidade dos dados. Os principais resultados deste estudo são: na dimensão técnica, os applets podem melhorar quanto a navegabilidade, a interface e, principalmente, ao compartilhamento e memória. Na dimensão didático-pedagógica, percebemos alguns desafios referente a acessibilidade dos applets. Porém, de uma forma geral, foi uma categoria que obteve resultados satisfatórios, destacando-se a questão da linguagem, abordagem/diferencial e fundamentos pedagógicos, pois oferecem um ótimo guia de apoio ao professor. Já em relação a dimensão dos conteúdos, os sites oferecem um bom resultado ao que se propõem, sobretudo, o Illuminations. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Applets nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e desafios. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498631Z6&tokenCaptchar=03AGdBq24YRB4bnLFeU3gbvUEdZxzzrcxx7mhHr4CifpS3YCOEY5_7-RH2Z1cs3gGfjlUEbH-6IO-0hyeXqR1duo26lr9NjTfrJPN7CgymgzJxyoiL-SWkDivq1e-bZ4Ghh5zW9NyrHrPvm5xBQK-qpiUtuJMrbFigN8afNa0NsFukc1TQCSmwpWg9wBQpgAMqRDu0DCUYTXzJJstix1xoWFoonsEp9yA7nlJahjkXrhy7V9vdil0b9ZSdV4p2-YSFv3odcKYVbU83fxm0yiwArw4-n1ZhrzQaNhGUveySphGyiKScZnda3VTc5F0l5Td5Cv0Zj7tV1hl2RC3_V72qQYpG3YLgPnzYFoybbRvUPKbgslN4pvDmn__slp1_iekJgFPLr1YYXMfd62MMMWknd-51e0jC4exQZS869VLUWOiDdHvmAu-AnNEFBWGTN5C4CzX0a3LtBUS_HFUUhy0VNw2Rs2P6jJKs1w | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4468323Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27BG0dBiZizf4jUlidAHjfbYr5iAdSE-7WmKIi2kJdXxGpTqbm3sX0cENfu5m5Lupo706QPlNKZFUTDgnQmg7npSoTwEmC6tiPUUJju1uEheq1HFViobodB3dgJ0a-_Eo5YlvirxMGh7sGRXRC2fj5Yg4pnEy6GmgcIMONgt0XpblHdldKUO28nMJeo3nsXgjEeOLaZ06fTL2jTWTkgYfwNZAINu537N3edgdu6PXgFOjl7vFqu6CBaQrZ5LnrFmGOrRdczeQDilKM5UJ_RP_nkkgl6GFlR8_2HF9rCPiYIUbnuX-Xa3cQ81L_v0qW-OFN0QHDNjIhk6au4HuuWvf7AVoELt4Q9jVz_pgtdgJDvtZ_erQLStpHPNRNECmBzuShB-YvBIzlHpx3dNa2oc1NgTJi-IbyztOyR8l6FZMWlp0ctc6lje7IVQAiHvdGxTb4Xnb2PK90GJDx-DV0U1_F6InpuQg | pt_BR |
dc.description.abstractx | Discussions on the Information and Communication Digital Technologies (TDICs) in the teaching and learning of Mathematics have been quite common as an alternative to the teacher's pedagogic practice. This research aims to analyze applets available on the websites National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) Illuminations and National Library of Virtual Manipulatives (NLVM) in relation to the mathematical content, identifying the usefulness of the selected applets in the teaching of mathematics and understanding its features and goals. We chose for our research the applets focused on the final years of elementary school. They were categorized by the filaments: numbers and operations, algebra, geometry, Quantities and measurements and analysis and probability of data. The main results of this study are: concerning to the technical aspects, applets can improve their navigability, the interface and especially the sharing and memory. Related to didactic and pedagogical pattern, we can point some challenges about the accessibility of these applets. However, in general, it was a category that achieved satisfactory results, highlighting the issue of language, approach / differential and educational foundations, because they offer a great guide of teacher support. Regarding the size of the contents, the websites offer a good outcome to their purpose, especially the Illuminations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEZERRA, Nathália França Nascimento.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons