Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41034

Compartilhe esta página

Título: A modelagem matemática no curso de licenciatura em matemática na UFPE – Campus Caruaru.
Autor(es): AMORIM, Wagner de Sousa
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Professores de matemática; Professores - Formação; Modelos matemáticos
Data do documento: 22-Jul-2016
Citação: AMORIM, Wagner de Sousa. A modelagem matemática no curso de licenciatura em matemática na UFPE – Campus Caruaru. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar se no curso de Licenciatura em Matemática da UFPE – Campus Acadêmico do Agrestes e os alunos têm experiências com Modelagem Matemática e também perceber se são preparados para desenvolverem habilidades para inserir atividades com Modelagem Matemática na prática docente. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e contou com uma análise do projeto pedagógico do curso e a aplicação de um questionário aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Neste trabalho abordamos alguns aspectos sobre a formação inicial de professores de matemática e expomos também as concepções sobre Modelagem Matemática, onde descrevemos a importância da MM na Educação Básica e na formação inicial de professores. Na análise podemos concluir que a maioria dos licenciandos que investigamos não teve contato com a Modelagem Matemática no curso de licenciatura e que também a abordagem de MM presente nas ementas das componentes curriculares não são suficientes para que estes licenciandos possam desenvolver em sua prática docente a MM como estratégia de ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41034
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMORIM, Wagner de Sousa.pdf824,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons