Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41034

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorAMORIM, Wagner de Sousa-
dc.date.accessioned2021-08-25T21:20:36Z-
dc.date.available2021-08-25T21:20:36Z-
dc.date.issued2016-07-22-
dc.date.submitted2021-08-25-
dc.identifier.citationAMORIM, Wagner de Sousa. A modelagem matemática no curso de licenciatura em matemática na UFPE – Campus Caruaru. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41034-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar se no curso de Licenciatura em Matemática da UFPE – Campus Acadêmico do Agrestes e os alunos têm experiências com Modelagem Matemática e também perceber se são preparados para desenvolverem habilidades para inserir atividades com Modelagem Matemática na prática docente. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e contou com uma análise do projeto pedagógico do curso e a aplicação de um questionário aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Neste trabalho abordamos alguns aspectos sobre a formação inicial de professores de matemática e expomos também as concepções sobre Modelagem Matemática, onde descrevemos a importância da MM na Educação Básica e na formação inicial de professores. Na análise podemos concluir que a maioria dos licenciandos que investigamos não teve contato com a Modelagem Matemática no curso de licenciatura e que também a abordagem de MM presente nas ementas das componentes curriculares não são suficientes para que estes licenciandos possam desenvolver em sua prática docente a MM como estratégia de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.titleA modelagem matemática no curso de licenciatura em matemática na UFPE – Campus Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405939E7&tokenCaptchar=03AGdBq26fNqZ_03ZEtDtiJaidU68GmsJSTaQ33GqWJdi3OpAvoG7a18Lid01M-qtWar-YMhfaUqj7K3WCM3541Ujl9L5vgzXHQe1TU8ER5lTJQVZRpXqBkG-ROKcuGVjMuoiJyTXZ5N54idSz9tlcIFMDt6SAz_TXPUB1F28r5_LeGEW-rj0UpI_BBGRhA7-dPefNJ6AQoPSRgBIVyyLW9s4A3iRkvTEWStXGoEJFZS8jJkYiaFDD4sif2hCLGPSF9ZzI6DGvWZRr28ELBmY9MSbNRSe0du7F_AIJLgcLTJ1IXtMOWXj1ANfCbQjjqesFLzIbm2c1mB-Hf03gDMTv0Jb-XlDorkIa41QVBPHQQv1WAjCHRKvKf_z41PA78nyFxk8yX41XAaMyTdW8e_Qx9H8kQOxK7qImk1hk_Dtvn5xvisE6eV9EPmzKVdWoZJqrSfF6uOZpPpNQ3wfs1Hobqsq2GZ37F7RW1gpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25BqgvUhKw7WqWc_bKSSGc-9WxcskVAI5cmL6Famjt344xt0BmDjX_2A1IjcXuDhblXoTAcTNweLTw9zhDkw3cln7tYFg7vBVh74uqKYcjxvDLgXRRdI0cCHvnfE68-bicIqnJsrvdYeqB9wp0V8x0TcdESD1aCMbACVYRbAgbSG6OMh5M4UUEIB-dBMxjPGPlq83-8tyUbyPcIltoXZcdgZXa6HDDUPzRugBUcyvAYTE-BBs-rL2yyejQPiijCFZ8is216NFwIaNsL0vffJPJlu8FX_KudzOdrhckDOTqFEK18FZg3hpMs1f5HGZ_wQ2Ww6tlDtblybCUmiBqJwAiTri01lpJTI0ztWeGOpjxSzkphnOFxHheGmm_kzLEAUm6SCx5iEKlenOdqXCEeE_HDEsL7bk07YFUup7I36W4IysHC-WQEZDsyILLXeTGvWl1pDGf3xKo0_gjOooFnNLTQVtjTDwpt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to examine whether, in the course of Degree in Mathematics from UFPE - Agreste Academic Campus, both students have experiences with Mathematical Modeling and check if they are prepared to develop skills for inserting Mathematical Modeling activities in teaching practice. The research fits a qualitative approach and includes an analysis of the pedagogical program of the course and the application of a questionnaire to the degree course students in mathematics. In this paper, we discuss some aspects of the initial training of math teachers and also expose the concepts of Mathematical Modeling, in which we describe the importance of MM in Basic Education and initial teacher training. In this analysis, we can conclude that the majority of licensees we investigated had no contact with the Mathematical Modeling in their degree course and also that the MM approach included in the menus of curriculum components are not enough for these licensees to develop in their teaching practice the MM as a teaching and learning strategy.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMORIM, Wagner de Sousa.pdf824,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons