Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41034
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Wagner de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T21:20:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T21:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Wagner de Sousa. A modelagem matemática no curso de licenciatura em matemática na UFPE – Campus Caruaru. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41034 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar se no curso de Licenciatura em Matemática da UFPE – Campus Acadêmico do Agrestes e os alunos têm experiências com Modelagem Matemática e também perceber se são preparados para desenvolverem habilidades para inserir atividades com Modelagem Matemática na prática docente. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e contou com uma análise do projeto pedagógico do curso e a aplicação de um questionário aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Neste trabalho abordamos alguns aspectos sobre a formação inicial de professores de matemática e expomos também as concepções sobre Modelagem Matemática, onde descrevemos a importância da MM na Educação Básica e na formação inicial de professores. Na análise podemos concluir que a maioria dos licenciandos que investigamos não teve contato com a Modelagem Matemática no curso de licenciatura e que também a abordagem de MM presente nas ementas das componentes curriculares não são suficientes para que estes licenciandos possam desenvolver em sua prática docente a MM como estratégia de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.title | A modelagem matemática no curso de licenciatura em matemática na UFPE – Campus Caruaru. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405939E7&tokenCaptchar=03AGdBq26fNqZ_03ZEtDtiJaidU68GmsJSTaQ33GqWJdi3OpAvoG7a18Lid01M-qtWar-YMhfaUqj7K3WCM3541Ujl9L5vgzXHQe1TU8ER5lTJQVZRpXqBkG-ROKcuGVjMuoiJyTXZ5N54idSz9tlcIFMDt6SAz_TXPUB1F28r5_LeGEW-rj0UpI_BBGRhA7-dPefNJ6AQoPSRgBIVyyLW9s4A3iRkvTEWStXGoEJFZS8jJkYiaFDD4sif2hCLGPSF9ZzI6DGvWZRr28ELBmY9MSbNRSe0du7F_AIJLgcLTJ1IXtMOWXj1ANfCbQjjqesFLzIbm2c1mB-Hf03gDMTv0Jb-XlDorkIa41QVBPHQQv1WAjCHRKvKf_z41PA78nyFxk8yX41XAaMyTdW8e_Qx9H8kQOxK7qImk1hk_Dtvn5xvisE6eV9EPmzKVdWoZJqrSfF6uOZpPpNQ3wfs1Hobqsq2GZ37F7RW1g | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25BqgvUhKw7WqWc_bKSSGc-9WxcskVAI5cmL6Famjt344xt0BmDjX_2A1IjcXuDhblXoTAcTNweLTw9zhDkw3cln7tYFg7vBVh74uqKYcjxvDLgXRRdI0cCHvnfE68-bicIqnJsrvdYeqB9wp0V8x0TcdESD1aCMbACVYRbAgbSG6OMh5M4UUEIB-dBMxjPGPlq83-8tyUbyPcIltoXZcdgZXa6HDDUPzRugBUcyvAYTE-BBs-rL2yyejQPiijCFZ8is216NFwIaNsL0vffJPJlu8FX_KudzOdrhckDOTqFEK18FZg3hpMs1f5HGZ_wQ2Ww6tlDtblybCUmiBqJwAiTri01lpJTI0ztWeGOpjxSzkphnOFxHheGmm_kzLEAUm6SCx5iEKlenOdqXCEeE_HDEsL7bk07YFUup7I36W4IysHC-WQEZDsyILLXeTGvWl1pDGf3xKo0_gjOooFnNLTQVtjTDw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to examine whether, in the course of Degree in Mathematics from UFPE - Agreste Academic Campus, both students have experiences with Mathematical Modeling and check if they are prepared to develop skills for inserting Mathematical Modeling activities in teaching practice. The research fits a qualitative approach and includes an analysis of the pedagogical program of the course and the application of a questionnaire to the degree course students in mathematics. In this paper, we discuss some aspects of the initial training of math teachers and also expose the concepts of Mathematical Modeling, in which we describe the importance of MM in Basic Education and initial teacher training. In this analysis, we can conclude that the majority of licensees we investigated had no contact with the Mathematical Modeling in their degree course and also that the MM approach included in the menus of curriculum components are not enough for these licensees to develop in their teaching practice the MM as a teaching and learning strategy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMORIM, Wagner de Sousa.pdf | 824,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons