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Título : Formação inicial do professor de matemática : um olhar para integração de recursos digitais em situações de colaboração à luz da TPACK
Autor : ARAÚJO FILHO, Roberto Mariano de
Palabras clave : Formação Inicial do Professor; Tecnologia Educacional; Pedagogia Participativa – Aprendizagem; Aprendizagem – Modelo de Educação; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 29-oct-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO FILHO, Roberto Mariano de. Formação inicial do professor de matemática: um olhar para integração de recursos digitais em situações de colaboração à luz da TPACK. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Esta pesquisa tem por objetivo analisar os conhecimentos de professores de matemática em formação inicial que emergem a partir de uma formação com integração de tecnologia digital para o ensino de função, feitos em modalidade semipresencial e colaborativa em plataformas CSCL. Os conhecimentos docentes analisados partem de uma ampliação do quadro teórico desenvolvido por Shulman que tem como princípio os conhecimentos pedagógicos e do conteúdo como essenciais a formação docente. Com a integração do conhecimento tecnológico ao quadro teórico formando a TPACK (Mishra e Koehler), se faz-se necessária uma formação que contemple a integração de tecnologias à formação inicial. O modelo experimental utiliza a colaboração online (Stahl) como propulsor da formação, aliado a teorias didáticas e cognitivas para promover interações a distância e presenciais, que façam emergir os conhecimentos da TPACK. Na metodologia foi realizado o design de um experimento com cinco etapas de formação, partindo da discussão teórica até o planejamento e execução de uma simulação de aula com base nas etapas da Orquestração Instrumental (Trouche). A pesquisa teve como sujeitos um grupo de 21 licenciandos em Matemática da modalidade presencial. Para esta pesquisa, foi analisado o caso de um dos grupos pesquisados, que se destacou nas discussões ao longo das etapas de formação. Foram utilizados dois métodos de análise de dados, um deles como suporte à análise videográfica o modelo de análise microgenética e o outro, com suporte à análise da colaboração online, o modelo de análise de Baker. As análises permitiram a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos licenciandos, como os entraves relacionados as interações colaborativas. O modelo experimental mostrou como os conhecimentos emergem a partir da colaboração, possibilitando outros olhares para formação inicial docente com tecnologias digitais. Os resultados mostraram que os conhecimentos pedagógicos e do conteúdo surgiram fortemente ao longo das etapas do modelo. Além disso, os conhecimentos emergiram, principalmente, em situações nas quais se identificou a colaboração entre os sujeitos. No entanto, a TPACK aparece em apenas um dos momentos da colaboração. Finalmente, pudemos identificar que os licenciandos, mesmo que implicitamente, evidenciaram ter conhecimentos sobre as etapas de planejamento e elaboração de situações de ensino.
Descripción : FERREIRA, Veronica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GOMES FERREIRA, Veronica Gitirana
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41033
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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