Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41033

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Veronica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorARAÚJO FILHO, Roberto Mariano de-
dc.date.accessioned2021-08-25T12:21:20Z-
dc.date.available2021-08-25T12:21:20Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, Roberto Mariano de. Formação inicial do professor de matemática: um olhar para integração de recursos digitais em situações de colaboração à luz da TPACK. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41033-
dc.descriptionFERREIRA, Veronica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GOMES FERREIRA, Veronica Gitiranapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar os conhecimentos de professores de matemática em formação inicial que emergem a partir de uma formação com integração de tecnologia digital para o ensino de função, feitos em modalidade semipresencial e colaborativa em plataformas CSCL. Os conhecimentos docentes analisados partem de uma ampliação do quadro teórico desenvolvido por Shulman que tem como princípio os conhecimentos pedagógicos e do conteúdo como essenciais a formação docente. Com a integração do conhecimento tecnológico ao quadro teórico formando a TPACK (Mishra e Koehler), se faz-se necessária uma formação que contemple a integração de tecnologias à formação inicial. O modelo experimental utiliza a colaboração online (Stahl) como propulsor da formação, aliado a teorias didáticas e cognitivas para promover interações a distância e presenciais, que façam emergir os conhecimentos da TPACK. Na metodologia foi realizado o design de um experimento com cinco etapas de formação, partindo da discussão teórica até o planejamento e execução de uma simulação de aula com base nas etapas da Orquestração Instrumental (Trouche). A pesquisa teve como sujeitos um grupo de 21 licenciandos em Matemática da modalidade presencial. Para esta pesquisa, foi analisado o caso de um dos grupos pesquisados, que se destacou nas discussões ao longo das etapas de formação. Foram utilizados dois métodos de análise de dados, um deles como suporte à análise videográfica o modelo de análise microgenética e o outro, com suporte à análise da colaboração online, o modelo de análise de Baker. As análises permitiram a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos licenciandos, como os entraves relacionados as interações colaborativas. O modelo experimental mostrou como os conhecimentos emergem a partir da colaboração, possibilitando outros olhares para formação inicial docente com tecnologias digitais. Os resultados mostraram que os conhecimentos pedagógicos e do conteúdo surgiram fortemente ao longo das etapas do modelo. Além disso, os conhecimentos emergiram, principalmente, em situações nas quais se identificou a colaboração entre os sujeitos. No entanto, a TPACK aparece em apenas um dos momentos da colaboração. Finalmente, pudemos identificar que os licenciandos, mesmo que implicitamente, evidenciaram ter conhecimentos sobre as etapas de planejamento e elaboração de situações de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Inicial do Professorpt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogia Participativa – Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem – Modelo de Educaçãopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleFormação inicial do professor de matemática : um olhar para integração de recursos digitais em situações de colaboração à luz da TPACKpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6251196631210780pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze mathematics teachers’ knowledge in initial training that emerge from a formation with integration of digital technology for function teaching, done in semi-presential and collaborative mode in CSCL platforms. The teaching knowledge analyzed starts from an expansion of the theoretical framework developed by Shulman that has as its principle the pedagogical knowledge and the content as essential to teacher education. With the integration of technological knowledge to the theoretical framework forming the TPACK (Mishra and Koehler), it is necessary a formation that contemplates the integration of technologies to the initial training. The experimental model uses online collaboration (Stahl) as a driving force for training, coupled with didactic and cognitive theories to promote distance and face-to-face interactions that emerge TPACK's knowledge. In the methodology the design of an experiment with five stages of formation was carried out, starting from the theoretical discussion to the planning and execution of a class simulation based on the stages of the Instrumental Orchestration (Trouche). The research had as subject a group of 21 undergraduate students in Mathematics of the present modality. For this research was made the case study of one of the researched groups, which stood out in the discussions along the stages of formation. Two data analysis methods were used, one with support for videographic analysis the microgenetic analysis model and the other with support for online collaboration, the Baker analysis model. The analyzes allowed the identification of the knowledge mobilized by the undergraduates, such as the obstacles related to collaborative interactions. The experimental model showed how knowledge emerges from collaboration, enabling other perspectives for initial teacher education with digital technologies. The results showed that pedagogical and content knowledge emerged strongly throughout the stages of the model. In addition, knowledge emerged, mainly, in situations in which collaboration between subjects was identified. However, TPACK appears in only one of the moments of the collaboration. Finally, we were able to identify that the graduates, even if implicitly, evidenced to have knowledge about the stages of planning and elaboration of teaching situations.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Roberto Mariano de Araújo Filho.pdf3,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons