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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41029

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Título: As concepções de educação algébrica dos professores da cidade de Bezerros - PE.
Autor(es): SILVA, Vandembergue Antônio da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Professores - Bezerros (PE); Educação básica
Data do documento: 31-Jul-2015
Citação: SILVA, Vandembergue Antonio da. As concepções de educação algébrica dos professores da cidade de Bezerros - PE. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: A nossa pesquisa tem como objetivo investigar as diferentes Concepções de Educação Algébrica dos(as) Professores(as) de Matemática da Educação Básica do município de Bezerros-PE. Desta forma, o aporte teórico teve como base questões da Álgebra na Educação Básica (cf. documentos curriculares); considerações acerca das Concepções, em particular, das Concepções de Álgebra e/ou Educação Algébrica (LINS e GIMENEZ, 1997; FIORENTINI, MIORIM e MIGUEL, 1993; USISKIN, 1995; LEE, 2001 apud FIGUEIREDO, 2007) e concepções de professores sobre Álgebra (FIGUEIREDO, 2007; SANTOS E MORELATTI, 2013; CURY ET AL, 2002; DANTAS, 2015; E FERREIRA, 2009). Do ponto de vista metodológico, nosso estudo se pautou em uma abordagem qualitativa de cunho analítico-descritivo. Os dados foram coletados em três blocos. O primeiro acerca do perfil do profissional, o segundo referente à aplicação de um instrumento de investigação e o terceiro correspondeu à elaboração das situações (problemas) para o ensino de Álgebra. Entre os resultados principais, observamos que as concepções mais frequentes entre os professores foram a Álgebra como um estudo de procedimentos para resolver certos tipos de problemas conforme Usiskin (1995) e a Álgebra como Ferramenta conforme a categorização de Lee (2001 apud Figueiredo, 2007). Constatamos também que a constituição das concepções se deu em espaços educacionais ao longo da vida de cada sujeito. Além disso, os resultados confirmam o que já foi pontuado por Ponte (1992), Guimarães (2010) e Cury (1994) sobre a dificuldade de identificar e compreender as concepções dos professores. Evidenciamos, numa análise geral, que as concepções dos professores são dinâmicas e complexas, pois mudam de concepção conforme o questionamento ou contexto de uma situação. Acreditamos que outros estudos podem dar continuidade para investigar a compreensão sobre o fato da constituição das concepções dos professores, suas concepções de Álgebra e a relação dessas concepções com sua prática pedagógica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41029
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