Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41029

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Vandembergue Antônio da-
dc.date.accessioned2021-08-25T02:26:52Z-
dc.date.available2021-08-25T02:26:52Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.date.submitted2021-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Vandembergue Antonio da. As concepções de educação algébrica dos professores da cidade de Bezerros - PE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41029-
dc.description.abstractA nossa pesquisa tem como objetivo investigar as diferentes Concepções de Educação Algébrica dos(as) Professores(as) de Matemática da Educação Básica do município de Bezerros-PE. Desta forma, o aporte teórico teve como base questões da Álgebra na Educação Básica (cf. documentos curriculares); considerações acerca das Concepções, em particular, das Concepções de Álgebra e/ou Educação Algébrica (LINS e GIMENEZ, 1997; FIORENTINI, MIORIM e MIGUEL, 1993; USISKIN, 1995; LEE, 2001 apud FIGUEIREDO, 2007) e concepções de professores sobre Álgebra (FIGUEIREDO, 2007; SANTOS E MORELATTI, 2013; CURY ET AL, 2002; DANTAS, 2015; E FERREIRA, 2009). Do ponto de vista metodológico, nosso estudo se pautou em uma abordagem qualitativa de cunho analítico-descritivo. Os dados foram coletados em três blocos. O primeiro acerca do perfil do profissional, o segundo referente à aplicação de um instrumento de investigação e o terceiro correspondeu à elaboração das situações (problemas) para o ensino de Álgebra. Entre os resultados principais, observamos que as concepções mais frequentes entre os professores foram a Álgebra como um estudo de procedimentos para resolver certos tipos de problemas conforme Usiskin (1995) e a Álgebra como Ferramenta conforme a categorização de Lee (2001 apud Figueiredo, 2007). Constatamos também que a constituição das concepções se deu em espaços educacionais ao longo da vida de cada sujeito. Além disso, os resultados confirmam o que já foi pontuado por Ponte (1992), Guimarães (2010) e Cury (1994) sobre a dificuldade de identificar e compreender as concepções dos professores. Evidenciamos, numa análise geral, que as concepções dos professores são dinâmicas e complexas, pois mudam de concepção conforme o questionamento ou contexto de uma situação. Acreditamos que outros estudos podem dar continuidade para investigar a compreensão sobre o fato da constituição das concepções dos professores, suas concepções de Álgebra e a relação dessas concepções com sua prática pedagógica.pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectProfessores - Bezerros (PE)pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleAs concepções de educação algébrica dos professores da cidade de Bezerros - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327954A6&tokenCaptchar=03AGdBq26RrbMmnEBxIm_VglK4rLPk1RYrJS3ruutHSNd9l6O-4b9T-PMRZ-W6X6oKv2bdTUuMlwICJguMsKhePqj3ZS7vHnwwhKQxRFZ1HBDqZKHqxbMC76caegEPc-9Yxe8qgSUdJqnUnYxPcuBgxkx6mMDN2d0Kj2MjXU-aVgNw3kdcDU_ifKUjfslPY_8-q4pkajqYg88rM-CTOpcKbcL-kr_1e9RO_xjOXGcvNCUFRw35SGYniJrn97yS4g72nVx-CD7qusBoVVvbibc95KhkKTMmWuYv5QDo0rzc_UYUuY5rSzDl9_1Tb3EgQFhmXmTArSBFz-s5StoF3mPcng1oLRsHwftUMhQbauJxXQP9lf25_KOV9uQxQik3HAgpGwTNI9K4JBOhOcBc2ePT9z-3OhUf5if8Q53T2uoCs6qQnW-8E2dfetlcDvjqF7HLXW3TAMf2f6_cnMoYi5BUjs9YAAtJsnMZkApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130662T5&tokenCaptchar=03AGdBq24WxJD6GNsp3NOS7dPtR3ZFSmAeYy61LXdHJ-jmYfx26Qcn3tHxBz1CMRI45KvXDcaJCx48rsLtkCEupbA34yy6WWKgylQWd6UILk05cEgrBJa0R2SI5I8H3gKKOFPwVn9U9M-J8ahphfnwpyBXukz-qqzjsYfcteIGDJeMGUqIF9vxmFvjTQUgU57SpKC8VG-tMyxP4LsNXQZD8lmmFLUhwvCkM8ILGqx4aekmeZp62QC68yBdJSoczkUXRFtrC1vpzJaRH9TsiePlgVDZvA7nEwX4dVlW7_m-HMQKFtMBUGaDvOR2afToWijxadVE5n3ji3-BcLeecH8sDGKEJRqewq4pd6LmfF0GzC91iCcPJuXiH_mKPrOph0LNqdd_sI1w8OCX0TsmPFdh1iUGtPBipSY93MXdfeWv2JSUZcgdB-LS-lnRNyZ2ZlkvReFreGu0n3R5ff5Z29KkkCudRalbPF5jsApt_BR
dc.description.abstractxOur research investigate the different conceptions of Algebraic Education Mathematics teachers of Basic Education of the Bezerros-PE-Brazil. Thus, the theoretical contribution was to Algebra questions based on Basic Education (curriculum documents); considerations about conceptions, in particular, the conceptions of Algebra and/or Algebraic Education (Lins and GIMENEZ, 1997; FIORENTINI, Miorim and MIGUEL, 1993; Usiskin, 1995; Lee, 2001 cited Figueiredo, 2007) and teachers' conceptions of Algebra (Figueiredo, 2007; SANTOS AND MORELATTI, 2013; Cury et al, 2002; Dantas, 2015; and FERREIRA, 2009). From a methodological standpoint, our study was based on a qualitative approach to analytical and descriptive nature. Data were collected in three blocks. The first about the professional profile, the second on the implementation of a research instrument and the third corresponded to the preparation of situations (problems) for algebra teaching. Among the main results, we found that the most common conceptions among teachers were algebra as a study of procedures to solve certain types of problems as Usiskin (1995) and Algebra as a tool as the categorization of Lee (2001 cited Figueiredo, 2007) . We also note that the establishment of conceptions occurred in educational activities throughout the life of each subject. In addition, the results confirm what has been punctuated by Bridge (1992), Guimarães (2010) and Cury (1994) about the difficulty of identifying and understanding the concepts of teachers .We show a general analysis that the conceptions of the teachers are dynamic and complex as changing the design as the questioning or context of a situation. We believe that further studies are continuing to investigate the understanding of the fact that the constitution of the conceptions of teachers, their Algebra concepts and the relationship of these concepts with their teaching.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Vandembergue Antônio da.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons