Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41028

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Tatiane Maria da-
dc.date.accessioned2021-08-25T01:34:08Z-
dc.date.available2021-08-25T01:34:08Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.date.submitted2021-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiane Maria da. Uso de um jogo matemático no ensino dos poliedros regulares. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41028-
dc.description.abstractEste trabalho consiste em avaliar se um jogo matemático é eficaz no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no conteúdo de poliedros regulares. Inicialmente, discutimos sobre a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da matemática e, posteriormente, abordamos um pouco sobre o conteúdo em destaque. Para a análise da eficácia do jogo, escolhemos trabalhar com duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola de referência na cidade de Gravatá – PE. Cada turma continha 46 alunos, mas na nossa pesquisa contamos com apenas 76 alunos. Depois da escolha das turmas, foi lecionado o conteúdo do foco da pesquisa. Em seguida, ocorreu a aplicação do jogo em uma delas, e posteriormente a aplicação de uma atividade referente ao conteúdo abordado em ambas as turmas. O intuito de aplicar o jogo em apenas uma turma foi verificar nas análises das atividades se houve diferença ou não no desempenho dos alunos. Na análise das atividades, percebemos que o desempenho da turma do 2º ano C mostrou-se melhor em relação à turma do 2º ano B. Para tal conclusão, destacamos que das 5 questões da atividade, a turma do 2º ano C foi a única em que todos os alunos acertaram as questões 1 e 5 completamente e, nas demais questões, a margem de erros foi menor que a do 2º ano B. Supomos que a utilização do jogo pode ter contribuído para os resultados da turma do 2º ano C. Dessa forma, consideramos que a utilização de jogos nas aulas de matemática podem configurar uma estratégia eficaz na aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPoliedrospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleUso de um jogo matemático no ensino dos poliedros regulares.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366040Y0&tokenCaptchar=03AGdBq240MVXNmHkWQofXP4spfbGgmimQ06tMVjG33xu_rX9r1anAaaIOMWerw-yu46y6Lr9RuOcfT-tlZMP6qEkmb3LPhG3ExJc0VJB2eiZG1Mw-qifa9F5vOFahoCuFnwkDiEZNvGkvLAWm_LEVVexj90OESTeC8_qcRJvylW107Zdz1qW3U-G5WmrwVRAuCZ-ujdjgp8p3JEXhDlNz2umZ0Akn2RwHm37DM4xpHlHPNNv_Xzx4pVPzNS37R8nDnmazFqWolcZZ9dlnxXchgAV5zeqAKnbykCAYV8dzlkFskzd2Y7F8ArYSVpGecY15kAA1NGKmVnCYCH45ZCmN4Pdtytl9XX7beO_GWgmloQkTcQYquhe31IFSyOuL7TS69J0Sv2gN54fnS8j31-b_aAZG6ean4ufqlZpaplGkYdAp19xGxbyI2laBpsrqBZPCT4ZHUqTXHoZ4t4_ahvUCKo47ns_mSU9fgQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq250Qbfa3GqpAcu0SRr13_1VJNMYEZyZYuC_SLrNBgqc4pGt9hBXWgOZwwfqvyVlqPp7kfmy7RXg7dFwStLeBBUoDotKIwrObz1q6xa7yfBv8PKzdCj1ZZicvoGrF6qzTU9z3CpsqNfRY_pkGIQBkk_QN3msaB82BZcZUsKBG_vJwGG66s0De7RQ3msSpEr0UlGe0_r0RRg1Dx6eC4-hcPum1ylvWHiUUcxgXGNH68W5ZOOlRY5oKhQzNFoPVL4EfKLfnNdQb4OifqEivFvfZKnLH6XX-cS-Rh74RPJ74vmBPm9_mdBuVps0MF9H163TSK6Z637bNqM9BkKrs1xO4BFS4_X4FXu9q7PI5khI3Z5p5nym6F48BK8XIuP92bwRK9QyRTDJARkVFPXuxfxSZhtfV-zuT7gqvFDG6C-rUFW7gzOZgiAHPeKrQZM7dPEGZfvfHDJf0YQDJ5eXnYL5OeXrKEgDxApt_BR
dc.description.abstractxThis work consist in assess if a mathematical game is effective in the development of student learning in the content of regular polyhedra. Initially we discussed about the importance of games at the process of teaching and learning mathematics and subsequently, we discussed a bit about the featured content. For the analysis of the effectiveness of the game, we chose to work with two classes of 2nd year of high school of a school of reference in the city of Gravatá-PE. Each class contained 46 students, but in our research we have only 76 students. After the choice of the classes was taught the contents of the focus of research. Then the game application occured in one of the classes, and then we apply an activity related to the content covered in both classes. The intention of applying the game in one class is to check at the analyzes of the activities if there was or not difference in student performance. In the analysis of the activities, we realize that the performance of the class of second year C was better about the class of second year B. To that conclusion, we emphasize that in the 5 questions of the activity the class of second year C was the only one where all students hit the questions 1 and 5 completely, and, in the other questions, the margin of error in this group was lower than the class of second year B. We believe that the use of the game may have contributed to the results of the second year class C. Thus, we consider that the use of games in mathematics classes can set up an effective strategy for learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Tatiane Maria da.pdf4,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons