Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41021

Comparte esta pagina

Título : O laboratório de ensino de matemática na concepção dos professores das escolas municipais de Gravatá-PE.
Autor : SILVA, Jéssica Barbosa da
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Laboratórios de matemática; Material didático; Jogos educativos
Fecha de publicación : 11-dic-2015
Citación : SILVA, Jéssica Barbosa da. O laboratório de ensino de matemática na concepção dos professores das escolas municipais de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : Nesse trabalho buscamos compreender a importância e as contribuições da utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na prática dos professores de acordo com as percepções dos mesmos. Delineamos sobre a situação do ensino da Matemática e ainda sobre a importância do LEM de acordo com os estudos de Lorenzato (2006). Apresentamos estudos que mostram a importância da utilização do laboratório e suas contribuições. Fizemos um mapeamento das escolas municipais de Gravatá-PE e selecionamos duas escolas, uma com LEM e outra sem, e escolhemos um professor de cada escola para realizar uma entrevista sobre sua prática pedagógica. Na análise dos dados observamos que as entrevistas nos revelam que os professores de matemática buscam metodologias que os auxiliem nas aulas mesmo quando não há suporte necessário na escola e que ainda sentem dificuldades na utilização de alguns recursos pela falta de formação ou ausência dos mesmos na escola. Apontamos como resultados que os professores concordam sobre a importância da utilização do LEM e seus recursos afirmando que auxilia no melhor desempenho dos alunos, ajuda na concentração e participação nas aulas, além de contribuir para uma aprendizagem mais significativa, mas que as escolas ainda não dão suporte suficiente neste sentido. Concluímos com o desejo que este trabalho desperte interesse para o problema desta pesquisa e motive outros estudos no sentido de novas conquistas relacionados a este tema.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41021
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jéssica Barbosa da.pdf898,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons