Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41021

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Barbosa da-
dc.date.accessioned2021-08-24T00:16:14Z-
dc.date.available2021-08-24T00:16:14Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.date.submitted2021-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Barbosa da. O laboratório de ensino de matemática na concepção dos professores das escolas municipais de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41021-
dc.description.abstractNesse trabalho buscamos compreender a importância e as contribuições da utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na prática dos professores de acordo com as percepções dos mesmos. Delineamos sobre a situação do ensino da Matemática e ainda sobre a importância do LEM de acordo com os estudos de Lorenzato (2006). Apresentamos estudos que mostram a importância da utilização do laboratório e suas contribuições. Fizemos um mapeamento das escolas municipais de Gravatá-PE e selecionamos duas escolas, uma com LEM e outra sem, e escolhemos um professor de cada escola para realizar uma entrevista sobre sua prática pedagógica. Na análise dos dados observamos que as entrevistas nos revelam que os professores de matemática buscam metodologias que os auxiliem nas aulas mesmo quando não há suporte necessário na escola e que ainda sentem dificuldades na utilização de alguns recursos pela falta de formação ou ausência dos mesmos na escola. Apontamos como resultados que os professores concordam sobre a importância da utilização do LEM e seus recursos afirmando que auxilia no melhor desempenho dos alunos, ajuda na concentração e participação nas aulas, além de contribuir para uma aprendizagem mais significativa, mas que as escolas ainda não dão suporte suficiente neste sentido. Concluímos com o desejo que este trabalho desperte interesse para o problema desta pesquisa e motive outros estudos no sentido de novas conquistas relacionados a este tema.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios de matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleO laboratório de ensino de matemática na concepção dos professores das escolas municipais de Gravatá-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq26IZXALvmWNTvJkI5QdaY5Dca3iIsPm9w2avuHvnej_NvGejFfkud6ycFudJ5QovcgpKxb8MiWpyinRsH9KfZMcLQQJ5r_jwuzpaMBgzb1sqbwA9ark-6NdGTD0--Wt0DWuEKgm2fN7-K1hoH4lxw1eWKXGKYlB0GxO141Mx5lb_nnjIKhCCbr8nt3wc9woLWhoxGURaZF44Pt0kWdtey8umAzw8LBjiSt1Gz0LDSn_ItGi80uPEhtBlOGP3OLHsQFcKalH3zsZNVMMMT1JXsfaXSJgSVafnIO4Rc4MSInwjQQy__OBjqY-gScGOFAC82-xa2icO_Eta23evuGtqbDKn8-EyBQABL0orElLc9Bo7ngTec1IVA6PoIRABnhXytprGNPf4RSufUTBTE9yABI1UGFzVdyhLT6Yg-2_JRkK6TgZAzkT0p0TCmlbuzQX9CMjCFKJ6IV0EHw41jD99DpzGjCNowpt_BR
dc.description.abstractxIn this study we sought to understand the importance and contributions the use of Mathematics Teaching Laboratory (LEM) in practice of teachers according to the perceptions of them. We discussed the situation of mathematics teaching and also about the importance of LEM according the studies of Lorenzato (2006). In this sense, we presented studies showing the importance of using the laboratory and their contributions. We did a mapping of public schools of Gravatá-PE and selected two schools, one with and one without LEM, and choose one teacher from each school to conduct an interview about their practice. In the data analysis we observe that interview reveal that the mathematics teachers seek methodologies to assist them in class even when there is no need to support at school and still find difficulties in using some features due to lack of training or lack thereof in school. We point to results that teachers agree on the importance of using the LEM and its resources stating that aids in improved student achievement, aid in concentration and class participation, and contribute to a more meaningful learning, but schools still do not give sufficient support in this regard. We conclude with the wish that this work arouses interest to the problem of this research and motivate other studies towards new achievements related to this subject.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jéssica Barbosa da.pdf898,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons