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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40984
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Título : | Gamificação na Educação Básica : a construção de um modelo |
Autor : | LIMA, Yvonne Costa Carvalho de Araujo |
Palabras clave : | Ciência da Computação; Mídia e interação; Gamificação; Educação |
Fecha de publicación : | 14-mar-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LIMA, Yvonne Costa Carvalho de Araujo. Gamificação na Educação Básica: a construção de um modelo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. |
Resumen : | Este trabalho é resultado de um processo de pesquisa-ação vivenciado em uma escola-campo, com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo, além da pesquisadora e dos alunos, oito professores de disciplinas diversas. A situação-problema que deu origem ao projeto foi a apatia e desinteresse dos alunos em relação aos estudos e realização de atividades escolares. Esse problema vinha à tona sistematicamente nas reuniões de conselho de classe, demandando a busca de alternativas capazes de alavancar o engajamento e o protagonismo estudantil. Partiu-se do entendimento do lúdico como meio de propiciar experiências plenas que exigem persistência, habilidade e articulação de estratégias. Por sua vez, a Gamificação, entendida como uso de mecânicas de jogos em outros contextos, pode proporcionar atividades lúdicas. Assim, escolheu-se a Gamificação como caminho para a reversão da situação-problema. Desta forma, adotou-se como objetivo a construção e implementação um modelo Gamificado de ensino. A experiência teve início no segundo semestre de 2014 e se estendeu até o final de 2016, passando por reformulações e ajustes a partir dos resultados de avaliações periódicas. O trabalho foi desenvolvido à luz de teóricos da psicologia, educação e design de jogos. Os resultados obtidos indicam satisfação com o modelo de Gamificação construído e implementado por parte de professores e alunos. Entre esses destaca-se a melhoria no cumprimento de atividades extraclasse, na limpeza e organização das salas, bem como o desenvolvimento de habilidades como atenção focada, participação ativa e pontualidade. Como trabalhos futuros deseja-se criar um aplicativo para dispositivos móveis capaz de registrar os elementos desejados pelos professores, bem como uma cartilha que forneça subsídios para que os docentes criem seus próprios modelos de Gamificação de ensino. |
Descripción : | LIMA, Yvonne Costa Carvalho de Araujo também é conhecida em citações bibliográficas por: CARVALHO, Yvonne Costa |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40984 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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