Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40963

Compartilhe esta página

Título: Impacto do Programa de Conservação Auditiva em uma indústria metalúrgica : análise de tendência temporal, 2003-2018
Autor(es): LOPES, Adalva Virgínia Couto
Palavras-chave: Programa de Saúde do Trabalhador; Série temporal; Perda auditiva induzida por ruído; Prevalência
Data do documento: 24-Mai-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOPES, Adalva Virgínia Couto. Impacto do Programa de Conservação Auditiva em uma indústria metalúrgica: análise de tendência temporal, 2003-2018. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do Programa de Conservação Auditiva (PCA) na tendência temporal da Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO). Trata-se de uma pesquisa longitudinal (2003-2018) realizada em uma indústria metalúrgica através de estudo de caso do impacto PCA na PAIRO e de estudo de série temporal da PAIRO, considerando aspectos demográficos e laborais dos trabalhadores. A população foi constituída por 152 trabalhadores inseridos no PCA há pelo menos 15 anos. O PCA foi avaliado através de verificação documental e entrevistas com profissionais atuantes no PCA. Os indicadores da PAIRO foram avaliados através de 2.350 audiometrias coletadas da base de dados eletrônica da empresa. A tendência temporal da PAIRO foi analisada usando o modelo de regressão Joinpoint. Os resultados demonstraram que de 2003 a 2018 os escores do PCA foram elevados. No final da série a média binaural dos limiares auditivos de 3 a 6 KHz da população foi 17,6 dBNA (DP=9,4), sendo maior para a faixa etária ≥ 50 anos, para exposições ≥ 85dB (A), para tempo de admissão > 20 anos e para função de manutenção. A prevalência inicial e final de PAIRO respectivamente foi de 11,8% e 18,4%, todos os casos foram mantidos em grau I, a tendência teve baixa variação percentual para o período (AAPC = 3,5%; p = 0,001), apesar de crescente. Em relação a estudo de referência, houve diferença, cujos limiares auditivos são mais elevados. A conclusão deste trabalho é que os resultados sugerem impacto positivo do PCA na tendência temporal da PAIRO nesta metalúrgica no período estudado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40963
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adalva Virgínia Couto Lopes.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons