Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40910
Share on
Title: | Engajamento docente e coreografias institucionais : um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir de um web currículo e da educação híbrida |
Authors: | NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do |
Keywords: | Tecnologia Educacional; Curso Superior de Tecnologia – Educação Híbrida; Curso Superior de Tecnologia- Coreografias Institucionais; Ensino Híbrido; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 22-Jun-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do. Engajamento docente e coreografias institucionais: um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir de um web currículo e da educação híbrida. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O cenário educacional atual, especialmente no Brasil, vem trazendo a integração das tecnologias digitais e a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, o que vem modificando o trabalho do professor, o qual assumiu diversas novas funções, tais como mentor dos estudantes e curador de materiais digitais. Uma faculdade situada na Região Metropolitana de Recife promoveu, em suas coreografias institucionais, uma inovação sustentada, ao decidir elaborar e implementar um web currículo em dois cursos superiores de tecnologia, para serem ofertados por meio de uma educação híbrida. Essa mudança impactou diretamente o trabalho dos professores, eles passaram a utilizar a metodologia ágil, trabalhando por Scrum, deixando de ministrar aulas nos moldes tradicionais e começaram a gerenciar equipes de estudantes, projetos de softwares e suas respectivas aprendizagens. Surgiu então a pergunta de pesquisa: Como se desenvolve o engajamento docente por meio de coreografias institucionais que promovem a educação híbrida em cursos superiores de tecnologia projetados a partir de um web currículo? Teve como objetivo geral: Investigar o engajamento dos docentes de uma IES, durante a implantação de uma coreografia institucional que utiliza um web currículo para promover a transição do modelo tradicional de ensino para o híbrido em dois cursos superiores de tecnologia. Foram objetivos específicos: Examinar como a IES insere o web currículo e a educação híbrida em suas coreografias institucionais; Identificar a interferência das coreografias institucionais no engajamento docente; Analisar como o web currículo colabora com o engajamento docente; Analisar o engajamento dos docentes que atuam no contexto da educação híbrida; Analisar a percepção dos estudantes em relação ao engajamento dos docentes. Trata-se de uma pesquisa mista longitudinal, a partir de um estudo de caso único. Para construção e análise dos dados, foram utilizadas a pesquisa documental, quatro grupos focais e aplicação da escala de engajamento docente. Também fizemos uso da análise de conteúdo e análise descritiva. A pesquisa iniciou em outubro de 2018 e concluiu em dezembro de 2020, organizada em cinco fases, possibilitando a triangulação de fonte de dados e de métodos. Ao longo da investigação, as análises nos conduziram a propor uma quinta dimensão de engajamento docente à escala ETS, considerando elementos associados à captação e ao combate à evasão, ao autodesenvolvimento dos professores e ao cumprimento das normas institucionais. Foi possível também identificar as principais causas de engajamento e desengajamento docente, além de propor um modelo para análise da relação entre as coreografias institucionais e o engajamento dos professores. |
Description: | NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RODRIGUES, E.N. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40910 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Ernandes Rodrigues do Nascimento.pdf | 6,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License