Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40910

Share on

Title: Engajamento docente e coreografias institucionais : um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir de um web currículo e da educação híbrida
Authors: NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do
Keywords: Tecnologia Educacional; Curso Superior de Tecnologia – Educação Híbrida; Curso Superior de Tecnologia- Coreografias Institucionais; Ensino Híbrido; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 22-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do. Engajamento docente e coreografias institucionais: um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir de um web currículo e da educação híbrida. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O cenário educacional atual, especialmente no Brasil, vem trazendo a integração das tecnologias digitais e a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, o que vem modificando o trabalho do professor, o qual assumiu diversas novas funções, tais como mentor dos estudantes e curador de materiais digitais. Uma faculdade situada na Região Metropolitana de Recife promoveu, em suas coreografias institucionais, uma inovação sustentada, ao decidir elaborar e implementar um web currículo em dois cursos superiores de tecnologia, para serem ofertados por meio de uma educação híbrida. Essa mudança impactou diretamente o trabalho dos professores, eles passaram a utilizar a metodologia ágil, trabalhando por Scrum, deixando de ministrar aulas nos moldes tradicionais e começaram a gerenciar equipes de estudantes, projetos de softwares e suas respectivas aprendizagens. Surgiu então a pergunta de pesquisa: Como se desenvolve o engajamento docente por meio de coreografias institucionais que promovem a educação híbrida em cursos superiores de tecnologia projetados a partir de um web currículo? Teve como objetivo geral: Investigar o engajamento dos docentes de uma IES, durante a implantação de uma coreografia institucional que utiliza um web currículo para promover a transição do modelo tradicional de ensino para o híbrido em dois cursos superiores de tecnologia. Foram objetivos específicos: Examinar como a IES insere o web currículo e a educação híbrida em suas coreografias institucionais; Identificar a interferência das coreografias institucionais no engajamento docente; Analisar como o web currículo colabora com o engajamento docente; Analisar o engajamento dos docentes que atuam no contexto da educação híbrida; Analisar a percepção dos estudantes em relação ao engajamento dos docentes. Trata-se de uma pesquisa mista longitudinal, a partir de um estudo de caso único. Para construção e análise dos dados, foram utilizadas a pesquisa documental, quatro grupos focais e aplicação da escala de engajamento docente. Também fizemos uso da análise de conteúdo e análise descritiva. A pesquisa iniciou em outubro de 2018 e concluiu em dezembro de 2020, organizada em cinco fases, possibilitando a triangulação de fonte de dados e de métodos. Ao longo da investigação, as análises nos conduziram a propor uma quinta dimensão de engajamento docente à escala ETS, considerando elementos associados à captação e ao combate à evasão, ao autodesenvolvimento dos professores e ao cumprimento das normas institucionais. Foi possível também identificar as principais causas de engajamento e desengajamento docente, além de propor um modelo para análise da relação entre as coreografias institucionais e o engajamento dos professores.
Description: NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RODRIGUES, E.N.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40910
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Ernandes Rodrigues do Nascimento.pdf6,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons