Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40910

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do-
dc.date.accessioned2021-08-10T13:02:58Z-
dc.date.available2021-08-10T13:02:58Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do. Engajamento docente e coreografias institucionais: um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir de um web currículo e da educação híbrida. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40910-
dc.descriptionNASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RODRIGUES, E.N.pt_BR
dc.description.abstractO cenário educacional atual, especialmente no Brasil, vem trazendo a integração das tecnologias digitais e a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, o que vem modificando o trabalho do professor, o qual assumiu diversas novas funções, tais como mentor dos estudantes e curador de materiais digitais. Uma faculdade situada na Região Metropolitana de Recife promoveu, em suas coreografias institucionais, uma inovação sustentada, ao decidir elaborar e implementar um web currículo em dois cursos superiores de tecnologia, para serem ofertados por meio de uma educação híbrida. Essa mudança impactou diretamente o trabalho dos professores, eles passaram a utilizar a metodologia ágil, trabalhando por Scrum, deixando de ministrar aulas nos moldes tradicionais e começaram a gerenciar equipes de estudantes, projetos de softwares e suas respectivas aprendizagens. Surgiu então a pergunta de pesquisa: Como se desenvolve o engajamento docente por meio de coreografias institucionais que promovem a educação híbrida em cursos superiores de tecnologia projetados a partir de um web currículo? Teve como objetivo geral: Investigar o engajamento dos docentes de uma IES, durante a implantação de uma coreografia institucional que utiliza um web currículo para promover a transição do modelo tradicional de ensino para o híbrido em dois cursos superiores de tecnologia. Foram objetivos específicos: Examinar como a IES insere o web currículo e a educação híbrida em suas coreografias institucionais; Identificar a interferência das coreografias institucionais no engajamento docente; Analisar como o web currículo colabora com o engajamento docente; Analisar o engajamento dos docentes que atuam no contexto da educação híbrida; Analisar a percepção dos estudantes em relação ao engajamento dos docentes. Trata-se de uma pesquisa mista longitudinal, a partir de um estudo de caso único. Para construção e análise dos dados, foram utilizadas a pesquisa documental, quatro grupos focais e aplicação da escala de engajamento docente. Também fizemos uso da análise de conteúdo e análise descritiva. A pesquisa iniciou em outubro de 2018 e concluiu em dezembro de 2020, organizada em cinco fases, possibilitando a triangulação de fonte de dados e de métodos. Ao longo da investigação, as análises nos conduziram a propor uma quinta dimensão de engajamento docente à escala ETS, considerando elementos associados à captação e ao combate à evasão, ao autodesenvolvimento dos professores e ao cumprimento das normas institucionais. Foi possível também identificar as principais causas de engajamento e desengajamento docente, além de propor um modelo para análise da relação entre as coreografias institucionais e o engajamento dos professores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectCurso Superior de Tecnologia – Educação Híbridapt_BR
dc.subjectCurso Superior de Tecnologia- Coreografias Institucionaispt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEngajamento docente e coreografias institucionais : um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir de um web currículo e da educação híbridapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9318415678197836pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe current educational scenario, especially in Brazil, has brought the integration of digital technologies and the use of active methodologies in the teaching and learning process, which has been changing the work of the teacher, who has taken on several new functions, such as mentoring students and curator of digital materials. A college located in the Metropolitan Region of Recife promoted, in its institutional choreographies, a sustained innovation, when deciding to elaborate and implement a web curriculum in two higher technology courses, to be offered through a hybrid education. This change directly impacted the teachers' work, they started to use agile methodology, working through Scrum, stop teaching classes in the traditional way and started to manage teams of students, software projects and their respective learning. The research question then arose: How does teacher engagement develop through institutional choreographies that promote hybrid education in higher technology courses designed from a web curriculum? It had as its general objective: To investigate the engagement of professors of an HEI, during the implementation of an institutional choreography that uses a web curriculum to promote the transition from the traditional model of teaching to the hybrid in two higher technology courses. Specific objectives were: Examine how the HEI inserts the web curriculum and hybrid education in its institutional choreographies; Identify the interference of institutional choreographies in teaching engagement; Analyze the engagement of teachers who work in the context of hybrid education; Analyze how the web curriculum collaborates with teacher engagement; Analyze the perception of students in relation to the engagement of teachers. It is a mixed longitudinal research, based on a single case study. For data construction and analysis, documentary research, four focus groups and the application of the teacher engagement scale were used. We also used content analysis and descriptive analysis. The research started in October 2018 and concluded in December 2020, organized in five phases, enabling the triangulation of data source and method. Throughout the investigation, the analyzes led us to propose a fifth dimension of teacher engagement at the ETS scale, considering elements associated with attracting and combating evasion, teachers' self-development and compliance with institutional rules. It was also possible to identify the main causes of teacher engagement and disengagement, in addition to proposing a model for analyzing the relationship between institutional choreographies and the engagement of teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ernandes Rodrigues do Nascimento.pdf6,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons