Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40799

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Pollyanna Nunes de-
dc.date.accessioned2021-08-06T13:30:48Z-
dc.date.available2021-08-06T13:30:48Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pollyanna Nunes de. Responsabilização coletiva e equidade na política de alfabetização da Rede Municipal de Educação do Recife. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40799-
dc.description.abstractEssa pesquisa parte da compreensão de que a democratização formal-legal do acesso à escolarização não implica necessariamente em responsabilização efetiva na prática. Desta forma, procuramos responder a seguinte questão de pesquisa: Como as escolas atuam diante das intervenções propostas pelo PROLER, no que se refere aos processos de responsabilização coletiva na consolidação de princípios ligados a equidade? Diante disso, delimitamos o objetivo geral: analisar como a política de alfabetização desta Rede influencia no processo de responsabilização coletiva nas práticas escolares a fim de garantir a democratização da alfabetização das crianças até os 8 anos de idade. E como objetivos específicos: I. analisar os sentidos de alfabetização e os princípios referentes à equidade que norteiam a inserção do Programa de Letramento do Recife - PROLER na prática escolar; II. analisar como os professores e a equipe pedagógica interpretam e agem diante das orientações normativas e técnicas referentes ao processo de alfabetização das crianças; III. analisar como a avaliação diagnóstica proposta pelo PROLER influencia no processo de responsabilização coletiva nas práticas escolares. Tem como fundamento o debate a respeito da responsabilização coletiva e poder local, pautado em autores como Ball, Maguire e Braun (2016), Sordi e Freitas (2013) e Charlot (2007). Toma como referência também os estudos de Soares (2004, 2020), Leal (2015) a respeito das concepções de alfabetização e letramento, bem como focaliza o debate sobre equidade na gestão escolar (SANTOS E AVRITZER, 2002; DUBET, 2009 e CRAHAY, 2013). Para dar conta do trabalho empírico, optamos pelo Estudo de Caso, com vistas a analisar a interpretação e incorporação da política em um micro contexto escolar. A escola escolhida como campo da pesquisa representa o grupo de escolas atendidas pelo PROLER em sua integralidade, que ganhou status de política por meio do Decreto No32.761 de 14 de agosto de 2019 (RECIFE, 2019). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental e examinados à luz da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Entre os resultados, evidenciamos alguns fatores que contribuíram para a responsabilização coletiva no micro campo escolar, a exemplo da concepção ampliada dos sujeitos a respeito da alfabetização, o que foi potencializado pela atuação de um agente externo (Técnica da Secretaria de Educação), que mobilizou a divulgação e análise local dos resultados das avaliações diagnósticas, gerando movimentos internos de acordos coletivos e ajuda mútua. Destaque é dado ao papel da gestora, que reforçou a valorização da ação humana no processo de mudanças sólidas e significativas no interior da escola. Concluímos que a democratização da educação e, especificamente da alfabetização, se tomada como responsabilidade coletiva pela equipe escolar, incluindo as diretrizes e metas de gestão, até à docência da sala de aula, potencializam a efetiva atuação sobre a política de alfabetização proposta pela Rede Municipal na prática escolar com qualidade e equidade, o que permite compreender que a mudança é também uma construção local.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização – Política Educacionalpt_BR
dc.subjectEscolarização - Política Educacionalpt_BR
dc.subjectLetramento – Rede pública de ensinopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós- graduaçãopt_BR
dc.titleResponsabilização coletiva e equidade na política de alfabetização da Rede Municipal de Educação do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5337536777809295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research is based on the understanding that formal-legal democratization of access to schooling does not necessarily imply effective accountability in practice. In this way, we try to answer the following research question: how do schools act based on the implementation of the so-called literacy policy of the municipal network of the city of Recife? Therefore, we delimit the general objective: to analyze how the literacy policy of that network influences the process of collective accountability in school practices to guarantee the democratization of literacy for children up to 8 years of age. And as specific objectives: I. to analyze the meanings of literacy and the principles referring to the equity that guide the insertion of the Programa de Letramento do Recife/Literacy Program of Recife - PROLER in school practice; II. to analyze how teachers and the pedagogical team interpret and act in the face of normative and technical guidelines regarding the children's literacy process; III. to analyze how the diagnostic evaluation proposed by PROLER influences the process of collective accountability in school practices. It is based on the debate about collective accountability and local power, founded on authors such as Ball, Maguire, and Braun (2016), Sordi and Freitas (2013), and Charlot (2007). It also takes as a reference the studies by Soares (2004, 2020) and Leal (2015) regarding the concepts of alphabetization and literacy and focuses on the debate on equity in school management (SANTOS & AVRITZER, 2002; DUBET, 2009; CRAHAY, 2013). For the empirical work, we chose a case study, to analyze the interpretation and incorporation of the policy in a school micro-context. The school chosen as the research field represents the group of schools served by PROLER in its entirety, which gained political status through Decree No. 32.761 of August 14, 2019 (RECIFE, 2019). The data were collected through semi-structured interviews, observations, and documentary analysis, examined in the light of the content analysis proposed by Bardin (2016). Among the results, we highlight some factors that contributed to collective accountability in the school micro-field, such as the expanded conception of the subjects regarding literacy, which was enhanced by the performance of an external agent (a technician from the Education Department), who mobilized the dissemination and local analysis of the results of the diagnostic evaluations, generating internal movements of collective agreements and mutual aid. I emphasize the role of the manager, who reinforced the valorization of human action in the process of solid and significant changes within the school. We conclude that the democratization of education and, specifically, literacy - if taken as a collective responsibility by the school team, from the guidelines and management goals to the classroom teaching - potentiate the effective action on the literacy policy proposed by the municipal network in the school practice with quality and equity, which allows us to understand that change is also a local construction.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Pollyanna Nunes de Oliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons