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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40765
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Título : | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do ph da água e seu efeito na biodiversidade |
Autor : | NASCIMENTO, Saulo de Tárcio Gomes do |
Palabras clave : | Educação em saúde ambiental; Ensino; Biodiversidade |
Fecha de publicación : | 24-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | NASCIMENTO, Saulo de Tárcio Gomes do. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do ph da água e seu efeito na biodiversidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Desde a sua inclusão nas escolas, a Educação Ambiental tem se mostrado cada vez mais diversificada em discussões nos distintos componentes curriculares. No que se refere ao ensino de química, a Educação Ambiental vem como um aliado, como uma alternativa de trabalhar os conceitos químicos entrelaçados com situações ou problemas do cotidiano, possibilitando o desenvolvimento de competências de formação cognitiva e de senso crítico no aprendiz. Para isso, as escolhas da temática, e dos materiais didáticos de ensino podem facilitar o aprendizado e assim construir um caminho lógico para a promoção de uma Aprendizagem Significativa. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, a ser aplicada de forma interdisciplinar para estudantes da rede básica de ensino, nos componentes curriculares de Química e Biologia a fim de suprir os conteúdos de pH e Biodiversidade. Portanto, propõe-se como temática da UEPS o “pH da água e o seu efeito na biodiversidade enfatizando o elemento água como recurso facilitador de aproximação do conteúdo abordado com a vivência do aprendiz”. A UEPS proposta será construída com a finalidade de potencializar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, bem como visualizar como o conhecimento prévio vai se modificando ao longo de sua vivência, a fim de deixar mais evidente os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Como forma de avaliar este processo de aprendizagem, foram utilizados os mapas conceituais e os critérios de avaliação de aprendizagem ausubelianos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40765 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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