Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40765
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AQUINO, Kátia Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Saulo de Tárcio Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T14:11:31Z | - |
dc.date.available | 2021-08-04T14:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Saulo de Tárcio Gomes do. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do ph da água e seu efeito na biodiversidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40765 | - |
dc.description.abstract | Desde a sua inclusão nas escolas, a Educação Ambiental tem se mostrado cada vez mais diversificada em discussões nos distintos componentes curriculares. No que se refere ao ensino de química, a Educação Ambiental vem como um aliado, como uma alternativa de trabalhar os conceitos químicos entrelaçados com situações ou problemas do cotidiano, possibilitando o desenvolvimento de competências de formação cognitiva e de senso crítico no aprendiz. Para isso, as escolhas da temática, e dos materiais didáticos de ensino podem facilitar o aprendizado e assim construir um caminho lógico para a promoção de uma Aprendizagem Significativa. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, a ser aplicada de forma interdisciplinar para estudantes da rede básica de ensino, nos componentes curriculares de Química e Biologia a fim de suprir os conteúdos de pH e Biodiversidade. Portanto, propõe-se como temática da UEPS o “pH da água e o seu efeito na biodiversidade enfatizando o elemento água como recurso facilitador de aproximação do conteúdo abordado com a vivência do aprendiz”. A UEPS proposta será construída com a finalidade de potencializar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, bem como visualizar como o conhecimento prévio vai se modificando ao longo de sua vivência, a fim de deixar mais evidente os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Como forma de avaliar este processo de aprendizagem, foram utilizados os mapas conceituais e os critérios de avaliação de aprendizagem ausubelianos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em saúde ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.title | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do ph da água e seu efeito na biodiversidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1851039434803690 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2139448380426938 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since its inclusion in schools, Environmental Education has shown itself to be increasingly diversified in discussions on the different curricular components. With regard to the teaching of chemistry, Environmental Education comes as an ally, as an alternative to work with chemical concepts intertwined with everyday situations or problems, enabling the development of cognitive training and critical sense skills in the learner. For this, the choices of the theme, and of teaching teaching materials can facilitate learning and thus build a logical path for the promotion of Meaningful Learning. In this perspective, this work presents a proposal for a Potentially Significant Teaching Unit - UEPS, to be applied in an interdisciplinary way to students of the basic education network, in the curricular components of Chemistry and Biology in order to supply the contents of pH and Biodiversity. Therefore, the theme of UEPS is proposed “the pH of water and its effect on biodiversity, emphasizing the water element as a resource that facilitates approximation of the content addressed with the experience of the apprentice”. The proposed UEPS will be built with the purpose of enhancing and dynamizing the teaching and learning process, as well as visualizing how prior knowledge is modified throughout its experience, in order to make the processes of progressive differentiation and integrative reconciliation more evident. As a way of assessing this learning process, concept maps and ausubelian learning assessment criteria were used. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0134567530160247 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Saulo de Tárcio Gomes do Nascimento.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons