Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40765

Share on

Title: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do ph da água e seu efeito na biodiversidade
Authors: NASCIMENTO, Saulo de Tárcio Gomes do
Keywords: Educação em saúde ambiental; Ensino; Biodiversidade
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NASCIMENTO, Saulo de Tárcio Gomes do. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do ph da água e seu efeito na biodiversidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Desde a sua inclusão nas escolas, a Educação Ambiental tem se mostrado cada vez mais diversificada em discussões nos distintos componentes curriculares. No que se refere ao ensino de química, a Educação Ambiental vem como um aliado, como uma alternativa de trabalhar os conceitos químicos entrelaçados com situações ou problemas do cotidiano, possibilitando o desenvolvimento de competências de formação cognitiva e de senso crítico no aprendiz. Para isso, as escolhas da temática, e dos materiais didáticos de ensino podem facilitar o aprendizado e assim construir um caminho lógico para a promoção de uma Aprendizagem Significativa. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, a ser aplicada de forma interdisciplinar para estudantes da rede básica de ensino, nos componentes curriculares de Química e Biologia a fim de suprir os conteúdos de pH e Biodiversidade. Portanto, propõe-se como temática da UEPS o “pH da água e o seu efeito na biodiversidade enfatizando o elemento água como recurso facilitador de aproximação do conteúdo abordado com a vivência do aprendiz”. A UEPS proposta será construída com a finalidade de potencializar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, bem como visualizar como o conhecimento prévio vai se modificando ao longo de sua vivência, a fim de deixar mais evidente os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Como forma de avaliar este processo de aprendizagem, foram utilizados os mapas conceituais e os critérios de avaliação de aprendizagem ausubelianos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40765
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Saulo de Tárcio Gomes do Nascimento.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons