Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758

Comparte esta pagina

Título : A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
Autor : LIMA, Anderson Almeida Floriano de
Palabras clave : Gestor de empresas; Marca registrada; Pequenas e médias empresas
Fecha de publicación : 4-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf760,05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons