Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758

Compartilhe esta página

Título: A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
Autor(es): LIMA, Anderson Almeida Floriano de
Palavras-chave: Gestor de empresas; Marca registrada; Pequenas e médias empresas
Data do documento: 4-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf760,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons