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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40707
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Título: | H2ELMINTOS : Aplicativo Educacional com Base na Metodologia SAMR no Ensino de Helmintoses Veiculadas pela Água |
Autor(es): | MOURA, Henrique Victor Campos de |
Palavras-chave: | Doenças parasitárias; Atividades educativas; Jogos educativos |
Data do documento: | 19-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MOURA, Henrique Victor Campos de. H2ELMINTOS: Aplicativo Educacional com Base na Metodologia SAMR no Ensino de Helmintoses Veiculadas pela Água. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Diversos modelos têm sido desenvolvidos como propostas metodológicas inovadoras de ensino, dentre elas, o Modelo SAMR, que surgiu com o objetivo de avaliar a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em atividades pedagógicas. Este modelo verifica o efeito do mundo digital na educação a partir da análise das tarefas e dos diferentes níveis de engajamento (Substituir, Ampliar, Modificar e Redefinir). O objetivo do trabalho foi desenvolver uma proposta educativa digital, com base no modelo SAMR melhorando a aprendizagem das helmintoses de veiculação hídrica. O aplicativo foi construído utilizando a engine gratuita da Fábrica de Aplicativos (Fabapp) e contém informações sobre as principais helmintoses (ascaridiase e esquistossomose) que afetam principalmente localidades que apresentam elevados números de casos, e foi aplicado na Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, Cabo de Santo Agostinho, PE. Para coleta de dados, foi realizado um teste inicial no google forms com 13 perguntas, aplicado aos alunos do segundo ano do ensino médio da escola, obtendo 133 respostas. No momento seguinte, foi realizado um questionário contendo oito perguntas com os alunos após a uso do aplicativo. Os alunos participaram de uma oficina de construção de infográficos, onde foram divididos em grupos para construção desse material. Em seguida o aplicativo foi validado por especialistas. Os resultados apontaram o aumento dos níveis de engajamento, Substituição e Ampliação, ao acesso e ao compartilhamento das informações sobre água e saúde, permitindo atividades de pesquisa e comunicação com o uso do aplicativo. Foram construídos sete infográficos e, posteriormente compartilhados em rede social, atingindo assim os níveis de Modificação e Redefiniçao do modelo de SAMR. O H2elmintOs foi desenvolvido, de modo que possa ser utilizado pelos professores como proposta educativa com uso das TDICs, no nível de Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição para aprimorar e transformar práticas pedagógicas e recursos didáticos mais apropriados para esse fim, de acordo com as condições disponíveis em cada contexto escolar, no qual o professor e o alunos estão inseridos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40707 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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DISSERTAÇÃO Henrique Victor Campos de Moura.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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