Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40707
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos | - |
dc.contributor.author | MOURA, Henrique Victor Campos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-30T15:50:16Z | - |
dc.date.available | 2021-07-30T15:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Henrique Victor Campos de. H2ELMINTOS: Aplicativo Educacional com Base na Metodologia SAMR no Ensino de Helmintoses Veiculadas pela Água. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40707 | - |
dc.description.abstract | Diversos modelos têm sido desenvolvidos como propostas metodológicas inovadoras de ensino, dentre elas, o Modelo SAMR, que surgiu com o objetivo de avaliar a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em atividades pedagógicas. Este modelo verifica o efeito do mundo digital na educação a partir da análise das tarefas e dos diferentes níveis de engajamento (Substituir, Ampliar, Modificar e Redefinir). O objetivo do trabalho foi desenvolver uma proposta educativa digital, com base no modelo SAMR melhorando a aprendizagem das helmintoses de veiculação hídrica. O aplicativo foi construído utilizando a engine gratuita da Fábrica de Aplicativos (Fabapp) e contém informações sobre as principais helmintoses (ascaridiase e esquistossomose) que afetam principalmente localidades que apresentam elevados números de casos, e foi aplicado na Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, Cabo de Santo Agostinho, PE. Para coleta de dados, foi realizado um teste inicial no google forms com 13 perguntas, aplicado aos alunos do segundo ano do ensino médio da escola, obtendo 133 respostas. No momento seguinte, foi realizado um questionário contendo oito perguntas com os alunos após a uso do aplicativo. Os alunos participaram de uma oficina de construção de infográficos, onde foram divididos em grupos para construção desse material. Em seguida o aplicativo foi validado por especialistas. Os resultados apontaram o aumento dos níveis de engajamento, Substituição e Ampliação, ao acesso e ao compartilhamento das informações sobre água e saúde, permitindo atividades de pesquisa e comunicação com o uso do aplicativo. Foram construídos sete infográficos e, posteriormente compartilhados em rede social, atingindo assim os níveis de Modificação e Redefiniçao do modelo de SAMR. O H2elmintOs foi desenvolvido, de modo que possa ser utilizado pelos professores como proposta educativa com uso das TDICs, no nível de Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição para aprimorar e transformar práticas pedagógicas e recursos didáticos mais apropriados para esse fim, de acordo com as condições disponíveis em cada contexto escolar, no qual o professor e o alunos estão inseridos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Doenças parasitárias | pt_BR |
dc.subject | Atividades educativas | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | H2ELMINTOS : Aplicativo Educacional com Base na Metodologia SAMR no Ensino de Helmintoses Veiculadas pela Água | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FILIZOLA, Patrícia Rego Barros | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8653281905217607 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0134567530160247 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Several models have been developed as innovative methodological teaching proposals, among them, the SAMR Model (Substitute, Expand, Modify and Redefine) that main objective is evaluate the integration of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in pedagogical activities. This model verifies the effect of the digital world on education based on the analysis of tasks and different levels of engagement. The SAMR model makes easier school content, such as helminths transmitted by water, which affect a large portion of the population in developing countries. The objective of the work was to develop a digital educational proposal, based on the SAMR model, improving the learning of helminths transmitted by water. The application was built using the free App Factory engine (Fabapp) and contains information on the some helminths (roundworm and schistosomiasis) that mainly affect locations with high numbers of cases, and was applied at the Technical School Epitácio Pessoa, Cabo de Santo Agostinho, PE. For data collection, the initial test was performed on google forms with 13 questions, applied to students in the second year of high school at the school, obtaining 133 answers. In the following moment, one questionnaire was carried out containing eight questions with the students than used the app. After that, the students participated by infographic building workshop, where they were divided into groups to build this material. Then the application was validated by experts. The results showed an increase in the levels of engagement, Substitution and Expansion, access and sharing of information about water and health, allowing research and communication activities using the application. Six infographics were built and later shared on a social network, thus reaching the Modification and Redefining levels of the SAMR model. H2elmintOs was developed, for to use by teachers as an educational proposal with the use of TDICs, at the level of Substitution, Increase, Modification and Redefinition to improve and transform pedagogical practices and teaching resources most appropriate for this purpose, according to the conditions available in each school context, in which the teacher and students are inserted. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7096279480502847 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Henrique Victor Campos de Moura.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons