Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40699

Comparte esta pagina

Título : Microbiologia inclusiva : protocolo de ensino com recursos didáticos adaptados para o ensino de protozoários
Autor : GRACIANO, Maria Laura Vicentini da Silva
Palabras clave : Biologia – estudo e ensino; Microbiologia – estudo e ensino; Recurso didático; Educação inclusiva; Deficiência visual
Fecha de publicación : 29-oct-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : GRACIANO, Maria Laura Vicentini da Silva. Microbiologia inclusiva: protocolo de ensino com recursos didáticos adaptados para o ensino de protozoários. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Resumen : O ensino da Microbiologia constitui um dos conteúdos da Biologia do Ensino Médio em que os alunos apresentam mais dificuldades, devido ao fato do seu conteúdo estar inserido no mundo microscópico. Considerando que essa dificuldade é notória em alunos videntes - com capacidade de visualizar esquemas, figuras e vídeos - para os alunos com deficiência visual, essa dificuldade é ainda maior. Entendendo que a escola deve adaptar o seu currículo para aten- der às necessidades dos alunos com necessidades especiais, esse trabalho tem como objetivo desenvolver modelos didáticos adaptados a alunos com deficiência visual para a temática de protozoários, bem como sugerir um protocolo de ensino para a utilização desses modelos em uma sala mista. Esse trabalho foi desenvolvido em dois momentos metodológicos: (1) Confec- ção dos modelos didáticos adaptados no Colégio Militar do Recife e (2) Concepção de uma proposta de validação e utilização dos modelos didáticos adaptados. No momento 1, ocorrido no Colégio Militar do Recife, alunos do 2o ano do Ensino Médio participaram como voluntários na confecção dos modelos didáticos. O biscuit foi escolhido como o material base, por ser ma- leável, de baixo custo e de fácil aquisição. No momento 2, houve a proposição das etapas para a validação e utilização dos modelos confeccionados: 1) etapa de levantamento de informações preliminares, que consistiu na aplicação de questionários aos professores de Ciências/Biologia e entrevistas semiestruturadas aos alunos com deficiência visual para que esses dados pudessem servir como subsídios para nortear o desenvolvimento do trabalho; 2) avaliação dos modelos didáticos, fase na qual professores e alunos com deficiência visual fizeram uma análise dos modelos e propuseram sugestões e críticas para a sua melhoria; 3) testagem dos modelos didá- ticos através de uma sequência didática a alunos videntes; e 4) proposta de um protocolo de ensino para a validação dos modelos didáticos, no qual houve sugestão de atividades e estraté- gias de ensino/aprendizagem que permitiu aos alunos com deficiência visual interagirem com os demais alunos da turma, tornando-os incluídos.
Descripción : LEANDRO, Danilo de Carvalho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO-LEANDRO, D.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40699
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Laura Vicentini da Silva Graciano.pdf1,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons