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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40699
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEANDRO, Danilo de Carvalho | - |
dc.contributor.author | GRACIANO, Maria Laura Vicentini da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-30T15:33:53Z | - |
dc.date.available | 2021-07-30T15:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | GRACIANO, Maria Laura Vicentini da Silva. Microbiologia inclusiva: protocolo de ensino com recursos didáticos adaptados para o ensino de protozoários. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40699 | - |
dc.description | LEANDRO, Danilo de Carvalho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO-LEANDRO, D. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da Microbiologia constitui um dos conteúdos da Biologia do Ensino Médio em que os alunos apresentam mais dificuldades, devido ao fato do seu conteúdo estar inserido no mundo microscópico. Considerando que essa dificuldade é notória em alunos videntes - com capacidade de visualizar esquemas, figuras e vídeos - para os alunos com deficiência visual, essa dificuldade é ainda maior. Entendendo que a escola deve adaptar o seu currículo para aten- der às necessidades dos alunos com necessidades especiais, esse trabalho tem como objetivo desenvolver modelos didáticos adaptados a alunos com deficiência visual para a temática de protozoários, bem como sugerir um protocolo de ensino para a utilização desses modelos em uma sala mista. Esse trabalho foi desenvolvido em dois momentos metodológicos: (1) Confec- ção dos modelos didáticos adaptados no Colégio Militar do Recife e (2) Concepção de uma proposta de validação e utilização dos modelos didáticos adaptados. No momento 1, ocorrido no Colégio Militar do Recife, alunos do 2o ano do Ensino Médio participaram como voluntários na confecção dos modelos didáticos. O biscuit foi escolhido como o material base, por ser ma- leável, de baixo custo e de fácil aquisição. No momento 2, houve a proposição das etapas para a validação e utilização dos modelos confeccionados: 1) etapa de levantamento de informações preliminares, que consistiu na aplicação de questionários aos professores de Ciências/Biologia e entrevistas semiestruturadas aos alunos com deficiência visual para que esses dados pudessem servir como subsídios para nortear o desenvolvimento do trabalho; 2) avaliação dos modelos didáticos, fase na qual professores e alunos com deficiência visual fizeram uma análise dos modelos e propuseram sugestões e críticas para a sua melhoria; 3) testagem dos modelos didá- ticos através de uma sequência didática a alunos videntes; e 4) proposta de um protocolo de ensino para a validação dos modelos didáticos, no qual houve sugestão de atividades e estraté- gias de ensino/aprendizagem que permitiu aos alunos com deficiência visual interagirem com os demais alunos da turma, tornando-os incluídos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | Microbiologia inclusiva : protocolo de ensino com recursos didáticos adaptados para o ensino de protozoários | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7863506110530180 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9476883617776726 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Microbiology is one of the contents of High School Biology that students ex- perience the most difficulties, due to the fact that its content is inserted in the microscopic world. Considering that this difficulty is evident in visionary students, with the ability to view dia- grams, figures and videos, for students with visual impairment, this difficulty is even greater due to the lack of vision. Understanding that the school should adapt its curriculum to meet the needs of students with special needs, this work aims to develop didactic models adapted to students with visual impairments for the theme of protozoa, as well as to suggest a teaching protocol for the use of these models in a mixed room. This work was developed in two meth- odological moments: (1) Preparation of the adapted didactic models at Colégio Militar do Re- cife and (2) Design of a proposal for validation and use of the adapted didactic models. At moment 1, which took place at the Colégio Militar do Recife, students from the 2nd year of high school participated as volunteers in the making of didactic models. The biscuit was chosen as the base material, because it is malleable, low cost and easy to purchase. At time 2, the steps for validating and using the made models were proposed: 1) preliminary information survey step, which consists of applying questionnaires to Science / Biology teachers and semi-struc- tured interviews with visually impaired students so that these data can serve as subsidies to guide the development of work; 2) evaluation of didactic models, which is equivalent to the stage in which teachers and students with visual impairments did an analysis of the models and proposed suggestions and criticisms for improvement; 3) testing of didactic models through a didactic sequence to visionary students; and 4) proposal for a teaching protocol for the valida- tion of didactic models, in which there is a suggestion of activities and teaching / learning strat- egies, which allowed students with visual impairment to interact with other students in the class, making them included. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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