Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40690

Compartilhe esta página

Título: Fronteiras epistemológicas na crônica histórica colonial : relación de las fábulas y ritos de los incas
Autor(es): OTACIANO, Mirele Rosália
Palavras-chave: Discursos coloniais; Crônica coral; Linguagem; Religiosidade
Data do documento: 23-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OTACIANO, Mirele Rosália. Fronteiras epistemológicas na crônica histórica colonial: relación de las fábulas y ritos de los incas. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho consiste na análise da crônica de origem coral Relación de las fábulas y ritos de los incas, escrita na segunda metade do século XVI, no Vice-Reino do Peru, pelo padre Cristóbal de Molina. Nessa pesquisa, pretendemos mostrar o potencial da literatura histórica colonial como espaço importante para acessar e revisar os mitos que fundam a colonialidade moderna a partir da epistemologia eurocentrada, que resulta na perigosa história única colonial. Em nossa análise, daremos atenção especial ao tipo textual “crônica coral”, uma vez que esses discursos heterogêneos são, na nossa compreensão, os que trazem com maior clareza o contexto intersemiótico conflitivo na configuração do mundo colonial. Buscaremos também entender de que forma a linguagem, especificamente na modalidade escrita, foi utilizada como transporte de violência, funcionando como alicerce para o epistemicídio/etnocídio dos povos originários. Também discutiremos nesse trabalho sobre as estratégias utilizadas nas crônicas coloniais, que serviram de base para a criação da nova configuração de mundo, fundado em binarismos de ser, saber e poder; e de que maneira essa hierarquização interferiu na formação das identidades modernas. Para alcançar nossos objetivos, nos embasamos em pensamentos de autores e autoras que versam sobre aspectos da modernidade/colonialidade, com perspectivas decoloniais. Insistimos na necessidade de uma revisão e reescrita da História e da historiografia literária a partir de perspectivas não hegemônicas, como uma das formas de superação da persistência de estruturas da colonialidade moderna na atualidade.
Descrição: CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CORDIVIOLA, A. & OTACIANO, Mirele Rosália, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OTACIANO, Mirele
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40690
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mirele Rosália Otaciano.pdf756,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons