Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40690

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorOTACIANO, Mirele Rosália-
dc.date.accessioned2021-07-30T14:46:41Z-
dc.date.available2021-07-30T14:46:41Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationOTACIANO, Mirele Rosália. Fronteiras epistemológicas na crônica histórica colonial: relación de las fábulas y ritos de los incas. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40690-
dc.descriptionCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CORDIVIOLA, A. & OTACIANO, Mirele Rosália, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OTACIANO, Mirele-
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise da crônica de origem coral Relación de las fábulas y ritos de los incas, escrita na segunda metade do século XVI, no Vice-Reino do Peru, pelo padre Cristóbal de Molina. Nessa pesquisa, pretendemos mostrar o potencial da literatura histórica colonial como espaço importante para acessar e revisar os mitos que fundam a colonialidade moderna a partir da epistemologia eurocentrada, que resulta na perigosa história única colonial. Em nossa análise, daremos atenção especial ao tipo textual “crônica coral”, uma vez que esses discursos heterogêneos são, na nossa compreensão, os que trazem com maior clareza o contexto intersemiótico conflitivo na configuração do mundo colonial. Buscaremos também entender de que forma a linguagem, especificamente na modalidade escrita, foi utilizada como transporte de violência, funcionando como alicerce para o epistemicídio/etnocídio dos povos originários. Também discutiremos nesse trabalho sobre as estratégias utilizadas nas crônicas coloniais, que serviram de base para a criação da nova configuração de mundo, fundado em binarismos de ser, saber e poder; e de que maneira essa hierarquização interferiu na formação das identidades modernas. Para alcançar nossos objetivos, nos embasamos em pensamentos de autores e autoras que versam sobre aspectos da modernidade/colonialidade, com perspectivas decoloniais. Insistimos na necessidade de uma revisão e reescrita da História e da historiografia literária a partir de perspectivas não hegemônicas, como uma das formas de superação da persistência de estruturas da colonialidade moderna na atualidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursos coloniaispt_BR
dc.subjectCrônica coralpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.titleFronteiras epistemológicas na crônica histórica colonial : relación de las fábulas y ritos de los incaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6150452425277004pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo consiste en analizar la crónica de origen coral Relación de las fábulas y ritos de los incas, escrita en la segunda mitad del siglo XVI, en el virreinato del Perú, por el sacerdote Cristóbal de Molina. En esa pesquisa, pretendemos mostrar el potencial de la literatura histórica colonial como espacio importante para acceder y revisar los mitos que fundaron la colonialidad moderna a partir de la epistemología eurocentrada. Que resulta en la peligrosa historia única colonial. En nuestro análisis, daremos especial atención al tipo textual “crónica coral”, una vez que eses discursos heterogéneos son, en nuestra comprensión, los que tracen con mayor clareza el contexto inter semiótico conflictivo en la configuración del mundo colonial. Buscaremos también entender de que forma el lenguaje, específicamente en la modalidad escrita, fue utilizada como transporte de violencia, funcionando como base para el epistemicidio/genocidio de los pueblos originarios. También discutiremos en ese trabajo sobre las estrategias utilizadas en las crónicas coloniales, que sirvieron de base para la creación de la nueva configuración de mundo, fundado en binarismos de ser, saber y poder; y de qué manera esa jerarquización interfirió en la formación de las identidades modernas. Para alcanzar nuestros objetivos, tomaremos como base los autores y autoras que versan sobre aspectos de la modernidad/colonialidad, con perspectivas decoloniales. Insistimos en la necesidad de una revisión y re-escrita de la Historia y de la historiografía literaria a partir de perspectivas no hegemónicas, como una de las formas de superación de la persistencia de estructuras de la colonialidad moderna en la actualidadpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mirele Rosália Otaciano.pdf756,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons