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Título: As arboviroses e o uso de podcasts como ferramenta facilitadora no processo ensino aprendizagem e promoção a saúde na escola
Autor(es): ARAÚJO, Eunatã de Oliveira
Palavras-chave: Biologia – estudo e ensino; Arboviroses; Recurso didático; Educação Ambiental; Promoção a saúde
Data do documento: 9-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Eunatã de Oliveira. As arboviroses e o uso de podcasts como ferramenta facilitadora no processo ensino aprendizagem e promoção a saúde na escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Abstract: As arboviroses representam um dos grandes problemas mundiais de saúde, principalmente nas regiões tropicais, e com condições de saneamento básico precárias. Na Região Metropolitana do Recife, e em todo o estado de Pernambuco, as arboviroses como a dengue, zika e chikungunya são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde pública e a prevenção é a principal forma de combate. Uma das estratégias de controle da doença é a comunicação/educação, e a escola é um dos espaços para que as ações educativas possam ser estimuladas na perspectiva da promoção à saúde. Visando contribuir na construção do processo ensino aprendizagem e na promoção da saúde no ambiente escolar, objetivamos utilizar o podcast como ferramenta facilitadora, abordando arboviroses, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio na EREM Padre Osmar Novaes, na construção, produção e socialização desse material para toda comunidade escolar. Inicialmente, um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes foi aplicado e posteriormente aulas presenciais e virtuais foram realizadas para construção dos conteúdos. Para gravação e armazenamento dos podcasts, os estudantes foram orientados a utilizarem os seus celulares, bem como na utilização de programas e na pesquisa bibliográfica para a elaboração dos roteiros de áudios. Como critérios de avaliação do aprendizado foram considerados a pesquisa, elaboração, participação, produção e divulgação dos podcasts, além dos questionários, antes e depois da intervenção. Um total de 49 estudantes, distribuídos em oito grupos, produziram nove podcasts, abordando informações de três arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Todos os podcasts foram do tipo expositivo, informativo, formato audiocast, com duração entre curta a moderada e com uso de linguagem formal e informal. Quanto a possíveis mudanças atitudinais e/ou conceituais sobre arboviroses e podcasts, destacou-se o aumento de 55,5% para 97% de estudantes que alegam tomar medidas preventivas contra as arboviroses em suas residências e o aumento de 49% para 66% classificando como “boa” a ferramenta podcast facilitando o processo de aprendizagem. O acervo produzido pelos estudantes foi corrigido e disponibilizado para toda escola em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) como também o link de armazenamento na “nuvem” da gestão escolar. No geral, a avaliação foi bem positiva: os estudantes apreenderam o conteúdo e demonstraram possível sensibilização quanto à importância da prevenção contras as arboviroses e o uso adequado das TDIC em sala de aula, preocupando-se em divulgar o conhencimento produzido na prevenção de doenças. Um guia digital foi produzido para orientar professores nas atividades de ensino de Biologia utilizando como ferramenta o podcast. Concluiu-se que a utilização de ferramentas digitais dinâmicas, como o podcast, facilitou e promoveu o processo ensino aprendizagem referente às arboviroses, mas a mediação contextualizada e articulação realizada pelo professor foram fundamentais durante a execução das etapas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40666
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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