Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40666

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ednilza Maranhão dos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Eunatã de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-23T22:41:20Z-
dc.date.available2021-07-23T22:41:20Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Eunatã de Oliveira. As arboviroses e o uso de podcasts como ferramenta facilitadora no processo ensino aprendizagem e promoção a saúde na escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40666-
dc.description.abstractAs arboviroses representam um dos grandes problemas mundiais de saúde, principalmente nas regiões tropicais, e com condições de saneamento básico precárias. Na Região Metropolitana do Recife, e em todo o estado de Pernambuco, as arboviroses como a dengue, zika e chikungunya são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde pública e a prevenção é a principal forma de combate. Uma das estratégias de controle da doença é a comunicação/educação, e a escola é um dos espaços para que as ações educativas possam ser estimuladas na perspectiva da promoção à saúde. Visando contribuir na construção do processo ensino aprendizagem e na promoção da saúde no ambiente escolar, objetivamos utilizar o podcast como ferramenta facilitadora, abordando arboviroses, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio na EREM Padre Osmar Novaes, na construção, produção e socialização desse material para toda comunidade escolar. Inicialmente, um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes foi aplicado e posteriormente aulas presenciais e virtuais foram realizadas para construção dos conteúdos. Para gravação e armazenamento dos podcasts, os estudantes foram orientados a utilizarem os seus celulares, bem como na utilização de programas e na pesquisa bibliográfica para a elaboração dos roteiros de áudios. Como critérios de avaliação do aprendizado foram considerados a pesquisa, elaboração, participação, produção e divulgação dos podcasts, além dos questionários, antes e depois da intervenção. Um total de 49 estudantes, distribuídos em oito grupos, produziram nove podcasts, abordando informações de três arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Todos os podcasts foram do tipo expositivo, informativo, formato audiocast, com duração entre curta a moderada e com uso de linguagem formal e informal. Quanto a possíveis mudanças atitudinais e/ou conceituais sobre arboviroses e podcasts, destacou-se o aumento de 55,5% para 97% de estudantes que alegam tomar medidas preventivas contra as arboviroses em suas residências e o aumento de 49% para 66% classificando como “boa” a ferramenta podcast facilitando o processo de aprendizagem. O acervo produzido pelos estudantes foi corrigido e disponibilizado para toda escola em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) como também o link de armazenamento na “nuvem” da gestão escolar. No geral, a avaliação foi bem positiva: os estudantes apreenderam o conteúdo e demonstraram possível sensibilização quanto à importância da prevenção contras as arboviroses e o uso adequado das TDIC em sala de aula, preocupando-se em divulgar o conhencimento produzido na prevenção de doenças. Um guia digital foi produzido para orientar professores nas atividades de ensino de Biologia utilizando como ferramenta o podcast. Concluiu-se que a utilização de ferramentas digitais dinâmicas, como o podcast, facilitou e promoveu o processo ensino aprendizagem referente às arboviroses, mas a mediação contextualizada e articulação realizada pelo professor foram fundamentais durante a execução das etapas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArbovirosespt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPromoção a saúdept_BR
dc.titleAs arboviroses e o uso de podcasts como ferramenta facilitadora no processo ensino aprendizagem e promoção a saúde na escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1932382518075655pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5812920432455297pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxArboviruses represent one of the major global health problems, especially in tropical regions, and with precarious basic sanitation conditions. In the Metropolitan Region of Recife, and throughout the state of Pernambuco, arboviruses such as dengue, zika and chikungunya are responsible for a large part of public health problems and prevention is the main form of combat. One of the disease control strategies is communication / education, and the school is one of the spaces for educational actions to be stimulated from the perspective of health promotion. Aiming to contribute to the construction of the teaching-learning process and health promotion in the school environment, we aim to use the podcast as a facilitating tool, addressing arboviruses, with 3rd year high school students at EREM Padre Osmar Novaes, in the construction, production and socialization of this material for the entire school community. Initially, a questionnaire to assess the students' prior knowledge was applied and later on-site and virtual classes were held to build the content. For recording and storage of podcasts, students were instructed to use their cell phones, as well as in the use of programs and bibliographic research for the preparation of audio scripts. As criteria for assessing learning, research, preparation, participation, production and dissemination of podcasts were considered, in addition to questionnaires, before and after the intervention. A total of 49 students, distributed in eight groups, produced nine podcasts, addressing information from three arboviruses (dengue, zika and chikungunya). All podcasts were expository, informative, audiocast format, with short to moderate duration and using formal and informal language. As for possible attitudinal and / or conceptual changes on arboviruses and podcasts, the increase of 55.5% to 97% of students who claim to take preventive measures against arboviruses in their homes and the increase from 49% to 66%, standing out the podcast tool as “good”, facilitating the learning process. The collection produced by the students was corrected and made available to the whole school on social networks (Instagram, Facebook and WhatsApp) as well as the storage link in the “cloud” of school management. In general, the evaluation was very positive: students learned the content and demonstrated possible awareness of the importance of prevention against arboviruses and the proper use of DICT in the classroom, concerned with disseminating the knowledge produced in the prevention of diseases. A digital guide was produced to guide teachers in biology teaching activities using the podcast as a tool. It is concluded that the use of dynamic digital tools, such as the podcast, facilitated and promoted the teaching-learning process related to arboviruses, but the contextualized mediation and articulation performed by the teacher were fundamental during the execution of the stages.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eunatã de Oliveira Araújo.pdf13,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons