Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40648
Compartilhe esta página
Título: | Centro de massa e exercícios físicos na pandemia : Modelo Interativo para o Ensino Fundamental |
Autor(es): | BRAGA, Garuda das |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Ludicidade; Práxis |
Data do documento: | 25-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BRAGA, Garuda das. Centro de massa e exercícios físicos na pandemia: Modelo Interativo para o Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A pandemia causada pelo COVID-19 resultou em um período de distanciamento físico e fechamento dos estabelecimentos escolares. A pensar nisso e motivado em elaborar algum plano de redução de danos físicos e psicológicos para os alunos, foi proposto por meio de um desafio a alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Recife, exercícios físicos no qual os alunos poderiam aprender de forma lúdica e vivencial um conceito das Ciências da Natureza, campo interdisciplinar da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O conceito escolhido foi o “centro de massa” do próprio aluno por ser uma variável biométrica, dinâmica e contextual ligada ao movimento corporal, que poderia ser experimentada no período da quarentena através de exercícios físicos. Então, os objetivos foram: (i) Propor um desafio por meio de exercício físicos a alunos do Ensino Fundamental, que implique no estudo sobre o conceito físico de “Centro de Massa”, (ii) Quantificar a variável dependente (Centro de Massa) e variáveis independentes relacionadas em todo período do desafio, e modelar matematicamente essas variáveis, (iii) Construir um objeto de aprendizagem “Modelo Interativo” a partir dos dados obtidos, no Excel, (iv) Avaliar o processo didático da proposição a construção do Modelo Interativo, quanto a mobilização na aprendizagem e quanto aos critérios da CAPES de produção técnica e tecnológica. Os objetivos propostos por esse projeto foram executados com sucesso. O desafio foi aceito e adimplido pela comunidade acadêmica, por meio de exercício físicos a alunos do Ensino Fundamental, que implicaram no estudo sobre o conceito físico de “Centro de Massa”. O Modelo Interativo: “Altere seu Centro de Massa!” foi construído, disponibilizado e avaliado pelos professores de Escolas Públicas Municipais, que destacaram suas potencialidades e limitações, a indicar a proposta ao sistema educacional de Recife por seu possível impacto, complexidade, aplicabilidade, inovação e aderência a áreas das Ciências Ambientais, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40648 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Garuda das Braga.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons