Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40648

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorBRAGA, Garuda das-
dc.date.accessioned2021-07-23T16:24:55Z-
dc.date.available2021-07-23T16:24:55Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.citationBRAGA, Garuda das. Centro de massa e exercícios físicos na pandemia: Modelo Interativo para o Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40648-
dc.description.abstractA pandemia causada pelo COVID-19 resultou em um período de distanciamento físico e fechamento dos estabelecimentos escolares. A pensar nisso e motivado em elaborar algum plano de redução de danos físicos e psicológicos para os alunos, foi proposto por meio de um desafio a alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Recife, exercícios físicos no qual os alunos poderiam aprender de forma lúdica e vivencial um conceito das Ciências da Natureza, campo interdisciplinar da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O conceito escolhido foi o “centro de massa” do próprio aluno por ser uma variável biométrica, dinâmica e contextual ligada ao movimento corporal, que poderia ser experimentada no período da quarentena através de exercícios físicos. Então, os objetivos foram: (i) Propor um desafio por meio de exercício físicos a alunos do Ensino Fundamental, que implique no estudo sobre o conceito físico de “Centro de Massa”, (ii) Quantificar a variável dependente (Centro de Massa) e variáveis independentes relacionadas em todo período do desafio, e modelar matematicamente essas variáveis, (iii) Construir um objeto de aprendizagem “Modelo Interativo” a partir dos dados obtidos, no Excel, (iv) Avaliar o processo didático da proposição a construção do Modelo Interativo, quanto a mobilização na aprendizagem e quanto aos critérios da CAPES de produção técnica e tecnológica. Os objetivos propostos por esse projeto foram executados com sucesso. O desafio foi aceito e adimplido pela comunidade acadêmica, por meio de exercício físicos a alunos do Ensino Fundamental, que implicaram no estudo sobre o conceito físico de “Centro de Massa”. O Modelo Interativo: “Altere seu Centro de Massa!” foi construído, disponibilizado e avaliado pelos professores de Escolas Públicas Municipais, que destacaram suas potencialidades e limitações, a indicar a proposta ao sistema educacional de Recife por seu possível impacto, complexidade, aplicabilidade, inovação e aderência a áreas das Ciências Ambientais, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.titleCentro de massa e exercícios físicos na pandemia : Modelo Interativo para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8795475483635228pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe pandemic caused by COVID-19 resulted in a period of physical distance and school closures. Thinking about it and motivated to elaborate some physical and psychological harm reduction plan for the students, a challenge was proposed to students of the Elementary School of Public Schools of the Municipality of Recife: physical exercises in which the students could learn in a playful and experiential way a concept of the Natural Sciences , an interdisciplinary field of the National Common Curricular Base - BNCC. The chosen concept was the "center of mass" of the student himself because it is a biometric, dynamic and contextual variable linked to body movement, which could be experienced in the quarantine period through physical exercises. So, the objectives were: (i) To propose a challenge through physical exercise to elementary school students, which implies the study of the physical concept of “Center of Mass”, (ii) Quantifying the dependent variable (Center of Mass) and related independent variables throughout the challenge period, and mathematically model these variables, (iii) Build a learning object “Interactive Model” from the data obtained, in Excel, (iv) Evaluate the didactic process of the proposal to build the Interactive Model, regarding mobilization in learning and CAPES criteria for technical and technological production. The objectives proposed by this project were successfully implemented. The challenge was accepted and met by the academic community, through physical exercise for elementary school students, which involved the study of the physical concept of "Center of Mass". The Interactive Model: "Change your Center of Mass!" it was built, made available and evaluated by the teachers of Recife?? Municipal Public Schools, who highlighted its potential and limitations, indicating the proposal to the educational system for its possible impact, complexity, applicability, innovation and adherence to areas of Environmental Sciences, to the Sustainable Development Goals and the guidelines of the National Common Curricular Base.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Garuda das Braga.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons