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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40594
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Título: | Formação continuada de professores em instituições de ensino superior confessionais de Pernambuco : concepções e práticas |
Autor(es): | COSTA, Maria das Graças Soares da |
Palavras-chave: | Formação Continuada do Professor; Ensino Superior; Pernambuco – Ensino Superior - Docentes; Ensino Superior – Instituições Confessionais; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COSTA, Maria das Graças Soares da. Formação continuada de professores em instituições de ensino superior confessionais de Pernambuco: concepções e práticas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A pesquisa se insere no âmbito das discussões em torno da formação de professores e se propõe a analisar como é concebida, promovida e vivenciada a formação continuada de professores em instituições de educação superior confessionais, no Estado de Pernambuco. Objetivou ainda caracterizar o universo das instituições de ensino superior confessionais; analisar as concepções de formação continuada presentes nos documentos institucionais; analisar os fatores que contribuem para a elaboração de uma política de formação continuada e analisar as práticas de formação continuada dos professores em instituições de ensino superior confessional. Para tanto, tomamos como lente teórica autores cuja produção intelectual tem discutido a formação de professores e, em especial, a formação continuada, como Nóvoa (1995), Candau (1999), Pimenta e Anastasiou (2002), Imbernón (2000), Santiago (2008), Freire (1996), dentre outros. Dialogamos ainda com dispositivos da legislação vigente sobre a matéria. Consideramos, no debate teórico, as publicações científicas que inicialmente nos permitiram um maior acercamento do objeto de estudo e que se tornaram parte fundante da tese, estado seus construtos presentes ao longo do texto. Para responder aos nossos objetivos, construímos um percurso teórico-metodológico a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, efetivada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2010). Instituições de Educação Superior Confessionais (IESC), sediadas em Pernambuco, constituíram o campo de investigação. Escolhemos como procedimento para coleta de dados a pesquisa documental, com foco no Plano de Desenvolvimento Institucional, no Plano de Formação Docente e nos Relatórios de Avaliação das instituições selecionadas. A coleta de informações se serviu também de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores institucionais (diretores e coordenadores pedagógicos), escolhidos a partir dos seguintes critérios: tempo de atuação nas instituições de ensino superior confessionais católicas, participação nas ações de formação continuada – atividades, encontros formativos - e envolvimento na dinâmica institucional. Foram realizadas, por fim, observações das práticas formativas no contexto das instituições pesquisadas. Como resultados, identificamos a recorrência das discussões acerca da formação de professores sob diferentes matrizes epistemológicas e/ou pressupostos teórico-metodológicos, assim como, a pluralidade das concepções sobre a formação continuada e ações formativas institucionais. Nesse movimento, os dados coletados nos ajudaram a evidenciar o lugar da formação continuada na agenda das políticas educacionais nas instituições confessionais e a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos professores, bem como identificamos que, apesar do caráter comum da confessionalidade das instituições, cada uma apresenta singularidades que estão relacionadas a sua filosofia, ao contexto sociopolítico, às circunstâncias de sua história e às expectativa e demandas dos professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40594 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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