Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4053
Título: Um computador por aluno: trajetórias da pesquisa e do pensamento crítico discente na escola
Autor(es): VALLE, Lucia Helena Cavalcanti das Neves
Palavras-chave: Pesquisa Escolar;Pensamento Crítico Discente;Projeto UCA
Data do documento: 19-Dez-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Helena Cavalcanti das Neves Valle, Lucia; Paulino Abranches, Sergio. Um computador por aluno: trajetórias da pesquisa e do pensamento crítico discente na escola. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação vêm se tornando um veículo através do qual a sociedade se move e se organiza, e a escola não poderia jamais estar alheia a todo esse movimento, uma vez que esta pretende se integrar aos processos sociais. Nesse pensamento, os órgãos responsáveis pela educação no país têm concebido maneiras e tentado viabilizar soluções para as questões da inclusão do letramento digital na escola. Se cada criança, então, tivesse seu próprio laptop na escola, conectado à internet, como se dariam as relações de aprendizagem na sala de aula? Como alunos e professores conceberiam suas atividades de pesquisa na escola, mediadas pelo laptop? O Projeto UCA (Um Computador por Aluno), propõe-se a incorporar a realidade tecnológica às escolas públicas brasileiras, através de uma proposta do MEC/FNDE. A nossa investigação tem como objetivo central analisar a construção do pensamento crítico através da pesquisa escolar na web, com os laptops individuais em sala de aula, à luz de uma pedagogia da criticidade, ou seja: até que ponto as tecnologias estão proporcionando aos nossos alunos uma oportunidade a mais, na direção da formação do pensamento crítico, demonstrando pelo menos indícios que podem vir a serem autores de sua própria história? Assim, foi necessário identificar os critérios utilizados pelo aluno na seleção da informação; e, posteriormente, investigar habilidades de análise crítica de informações apresentadas pelos alunos nos trajetos de pesquisa. Para isso, observaram-se as práticas de pesquisa em sala de aula e como os alunos se portavam diante da tecnologia colocada em sua mão; num segundo momento, conversamos com professores a fim de perceber com mais clareza quais suas propostas de pesquisa escolar e se objetivavam estimular o pensamento crítico do aluno; por fim, realizou-se a entrevista clínica, onde procuramos perceber através da descrição do pensamento do próprio aluno, os indícios do pensamento crítico através das habilidades cognitivas de pensamento crítico por eles mobilizadas. Conseguimos obter então uma visão do pensamento crítico apresentado por parte dos alunos e conseguimos também visualizar a trajetória de pesquisa dos sujeitos na web. Alguns deles apresentaram habilidades avançadas de pensamento crítico, segundo a entrevista clínica realizada, outros ainda se mostraram pensadores críticos em um nível mais elementar, porém todos eles apresentaram algumas habilidades de pensamento crítico na web, fazendo com que percebêssemos a importância de um trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação dentro de sala de aula
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4053
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9060_1.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.