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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4038
Título: Vetores: interações à distância para a aprendizagem de álgebra linear
Autor(es): ANDRADE, Juliana Pereira Gonçalves de
Palavras-chave: Engenharia de softwares educativos; CSCL; Registros de representação semióticos; Dependência linear; Aprendizagem de objetos matemáticos à distância
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pereira Gonçalves de Andrade, Juliana; Gitirana Gomes Ferreira, Verônica. Vetores: interação à distância para a aprendizagem de álgebra linear. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O objetivo do estudo em apresso é o de analisar os requisitos necessários ao desenvolvimento de softwares educativos que amparem a aprendizagem à distância de objetos de dependência linear, pertencentes à Álgebra Linear. Amparados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) e pela Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (CSCL) e alicerçado pela Engenharia de Softwares Educativos, elaboramos um estudo seccionado em quatro etapas, responsáveis pelo levantamento das dificuldades de aprendizagem dos objetos no referido contexto, pela especificação dos requisitos, pelo desenvolvimento do protótipo e, por fim, pela sua validação. A partir da investigação das dificuldades de aprendizagem dos referidos objetos por alunos advindos do ensino não presencial, foram identificadas a necessidade de implementação de requisitos associados à geometria dinâmica, à conversão entre registros de naturezas distintas, e a conversão simultânea entre tais registros, em respeito aos aspectos relacionados à especificidade do objeto. No que remete ao contexto, identificamos a necessidade de comunicação simultânea e uso de registros de representação semióticos para essa comunicação, associados à construção colaborativa do objeto. Tais requisitos nortearam o desenvolvimento do protótipo Vetores, que viabilizou a validação do estudo metodologicamente estruturada a partir do Design Experiments. Tais atividades foram realizadas em duas sessões, desenvolvidas em perspectivas de cooperação e colaboração e que permitiram o desenvolvimento da noção informal dos objetos de dependência linear, apesar das dificuldades de interação entre os pares evidenciadas, sobretudo, a partir dos entraves à argumentação necessárias à negociação. Dessa maneira, foi-nos possível compreender que apesar de os requisitos apreendidos serem importantes, não são suficientes, sendo fundamental a consideração às dificuldades de conversão entre os registros semióticos oferecidos e à língua materna
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4038
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

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