Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40340
Compartilhe esta página
Título: | Ludicidade, Memória e Aprendizagem : Tempo de decomposição dos resíduos sólidos no meio ambiente |
Autor(es): | FRANCO, Adriana de Arruda |
Palavras-chave: | Gamificação; Cognitivismo; Ensino das Ciências Ambientais |
Data do documento: | 17-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FRANCO, Adriana de Arruda. Ludicidade, Memória e Aprendizagem: Tempo de decomposição dos resíduos sólidos no meio ambiente. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A conscientização está diretamente relacionada com a construção do conhecimento. Por isso, no sistema de ensino, buscou-se a sistematização de um objeto educacional que pudesse, de forma lúdica, possibilitar a construção do conhecimento e a formação da consciência ambiental sobre a temática dos resíduos sólidos domésticos a partir de sua taxa de decomposição. Ao observar a importância deste método, o sistema educacional brasileiro sistematizou em suas diretrizes, como a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), habilidades e competências que vão ao encontro do mencionado. Com isso, o produto técnico e tecnológico (material didático) que essa dissertação se propôs a sistematizar teve como fundamento a BNCC e como finalidade a Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como buscou a qualidade dos parâmetros estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo geral deste trabalho foi que, a partir da atividade lúdica (jogo de memória) se potencialize a práxis ambiental da redução da pegada ecológica (redução da produção de resíduos sólidos domésticos per capita). O procedimento metodológico se inicia com a construção do jogo de memória, o qual se chama “Se Liga no Tempo”. O jogo foi roteirizado pela autora com imagens coletadas em sites de disponibilização de imagens gratuitas e com a digitalização e hospedagem virtual por uma consultoria midiática. As principais conclusões deste trabalho foram: (i) o jogo foi construído e consolidado com sucesso; (ii) a performance dos jogadores e a construção do conhecimento foi potencializada a partir do jogo; (iii) os professores da educação básica validaram o jogo como um objeto educacional segundo fundamento da BNCC e segundo a finalidade da Agenda 2030; e, após a atividade lúdica, os jogadores efetivaram a práxis ambiental, a de reduzir a produção de resíduos sólidos domésticos per capita. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40340 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Adriana de Arruda Franco.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons