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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40314

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Título: Estetização do Cotidiano : a publicização do privado nas redes sociais
Autor(es): ALMEIDA, Roberta Rafaele Tavares de
Palavras-chave: Estetização; Cotidiano; Redes Sociais; Design
Data do documento: 30-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Roberta Rafaele Tavares de. Estetização do Cotidiano: a publicização do privado nas redes sociais. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este estudo apresenta os direcionamentos e posições acerca da pesquisa que tem como título: “Estetização Do Cotidiano: A Publicização Do Privado Nas Redes Sociais”. A rede social estudada foi o Instagram, onde foi selecionado nove perfis que caracterizam uma estetização do cotidiano de seus apartamentos. A intenção central da pesquisa é compreender como as pessoas, sem saber ou sabendo, estão inseridas em um mundo estetizado, onde publicam os ambientes privados e mostrar como elas utilizam os elementos básicos de linguagem visual e design nessas publicações, se tornando produtoras do próprio conteúdo. O perfil selecionado como modelo foi o Apartamento 33, administrado por Débora Alcântara da cidade de Curitiba-PR, sendo o primeiro Instagram no Brasil a compartilhar o cotidiano da reforma, decoração e dia a dia do apartamento. Os outros perfis analisados são de conteúdo semelhante ao Apartamento 33, porém do Estado de Pernambuco, visando a contextualização na nossa região. A pesquisa bibliográfica buscou autores para fundamentar teoricamente cada tema importante para a pesquisa e sobre esse fundamento, analisamos os perfis selecionados a partir de uma metodologia qualitativa através de um questionário e de um protocolo de análise desenvolvido com base nos estudos de Dondis (1997) sobre Linguagem Visual, onde elementos básicos como cor, textura, formas e tom das imagens publicadas por esses perfis, foram analisadas para compreender a estetização do cotidiano destes no Instagram. Como resultado, foi confirmado que os perfis têm a intenção consciente de estetizar seu cotidiano, e que fazem uso de elementos básicos de linguagem visual e design em suas publicações, sendo eles mesmos os produtores de seus conteúdos. No protocolo de análise foi destacado as expressões mais importantes e que se repetiram na análise de cada perfil, revelando características como neutralidade e naturalidade, por exemplo, sendo elementos marcantes para identificar esse tipo de estetização do cotidiano, onde esses perfis desejam se utilizar de elementos de linguagem visual com certo toque artístico, porém sem deixar a naturalidade provocando bem-estar e conforto visual como se o dia a dia fosse mesmo daquela forma.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40314
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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