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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40314

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Simone Grace de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Roberta Rafaele Tavares de-
dc.date.accessioned2021-06-17T12:29:09Z-
dc.date.available2021-06-17T12:29:09Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Roberta Rafaele Tavares de. Estetização do Cotidiano: a publicização do privado nas redes sociais. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40314-
dc.description.abstractEste estudo apresenta os direcionamentos e posições acerca da pesquisa que tem como título: “Estetização Do Cotidiano: A Publicização Do Privado Nas Redes Sociais”. A rede social estudada foi o Instagram, onde foi selecionado nove perfis que caracterizam uma estetização do cotidiano de seus apartamentos. A intenção central da pesquisa é compreender como as pessoas, sem saber ou sabendo, estão inseridas em um mundo estetizado, onde publicam os ambientes privados e mostrar como elas utilizam os elementos básicos de linguagem visual e design nessas publicações, se tornando produtoras do próprio conteúdo. O perfil selecionado como modelo foi o Apartamento 33, administrado por Débora Alcântara da cidade de Curitiba-PR, sendo o primeiro Instagram no Brasil a compartilhar o cotidiano da reforma, decoração e dia a dia do apartamento. Os outros perfis analisados são de conteúdo semelhante ao Apartamento 33, porém do Estado de Pernambuco, visando a contextualização na nossa região. A pesquisa bibliográfica buscou autores para fundamentar teoricamente cada tema importante para a pesquisa e sobre esse fundamento, analisamos os perfis selecionados a partir de uma metodologia qualitativa através de um questionário e de um protocolo de análise desenvolvido com base nos estudos de Dondis (1997) sobre Linguagem Visual, onde elementos básicos como cor, textura, formas e tom das imagens publicadas por esses perfis, foram analisadas para compreender a estetização do cotidiano destes no Instagram. Como resultado, foi confirmado que os perfis têm a intenção consciente de estetizar seu cotidiano, e que fazem uso de elementos básicos de linguagem visual e design em suas publicações, sendo eles mesmos os produtores de seus conteúdos. No protocolo de análise foi destacado as expressões mais importantes e que se repetiram na análise de cada perfil, revelando características como neutralidade e naturalidade, por exemplo, sendo elementos marcantes para identificar esse tipo de estetização do cotidiano, onde esses perfis desejam se utilizar de elementos de linguagem visual com certo toque artístico, porém sem deixar a naturalidade provocando bem-estar e conforto visual como se o dia a dia fosse mesmo daquela forma.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstetizaçãopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleEstetização do Cotidiano : a publicização do privado nas redes sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1982719341859353pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7164428104501210pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis study presents the directions and positions about the research that has the title: “Aesthetization of the Daily Life: The Publication of the Private in Social Networks”. The social network studied was Instagram, where nine profiles were selected that characterize a daily aestheticization of their apartments. The central intention of the research is to understand how people, unknowingly or knowingly, are inserted in a aestheticized world, where they publicize private environments and show how they use the basic elements of visual language and design in these publications, becoming producers of their own. content. The profile selected as a model was Apartment 33, managed by Débora Alcântara from Curitiba-PR, being the first Instagram in Brazil to share the daily renovation, decoration and daily life of the apartment. The other profiles analyzed are of similar content to Apartment 33, but from the State of Pernambuco, aiming at contextualization in our region. The bibliographic research sought authors to theoretically substantiate each important theme for the research and on this basis, we analyzed the profiles selected from a qualitative methodology through a questionnaire and an analysis protocol developed based on the studies by Dondis (1997) on Visual Language, where basic elements such as color, texture, shape and tone of the images published by these profiles, were analyzed to understand their daily aestheticization on Instagram. As a result, it was confirmed that the profiles are consciously intended to aestheticize their daily lives, and that they make use of basic elements of visual language and design in their publications, being themselves the producers of their contents. In the analysis protocol, the most important expressions that were repeated in the analysis of each profile were highlighted, revealing characteristics such as neutrality and naturalness, for example, being striking elements to identify this type of everyday aestheticization, where these profiles wish to use elements of visual language with a certain artistic touch but without leaving the naturalness provoking well-being and visual comfort as if everyday life were just that way.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5484105489714622pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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