Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40274
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, José Marcos da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Juliara Karla da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T01:04:13Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T01:04:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-03 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Juliara Karla da Silva. As demonstrações matemáticas no estudo de áreas de figuras planas em livros didáticos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40274 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar as propostas de demonstração presentes em livros didáticos do Ensino Médio, referentes ao conteúdo de áreas de figuras planas. Para tanto, analisamos os livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de Matemática do Ensino Médio - PNLD 2015. Discutimos como é feita a abordagem deste assunto, se existem demonstrações nesses livros didáticos e como é feita a generalização para a utilização das fórmulas de áreas de figuras planas. Para fundamentar essa pesquisa, abordamos primeiramente um pouco da origem e da evolução das demonstrações antes e depois da publicação de “Os Elementos” de Euclides, que é considerado um marco histórico quando se fala em demonstração. Em seguida, buscamos compreender a utilização de alguns termos muito importantes, os quais, para alguns, pode não ter diferença de significado, como argumentação, prova e demonstração. E ainda a terminologia de algumas palavras que podemos encontrar em livros didáticos de Matemática e que também pode ser desconhecida para um leigo, entre as quais podemos citar: teorema, lema, corolário, proposição, e ainda a relação desses termos com as demonstrações. Além disso, observamos em dois documentos oficiais – Guia do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio 2015 e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Médio, a recomendação da utilização das demonstrações nos livros didáticos e a relevância da utilização dos livros didáticos no ensino da Matemática. Por conseguinte, a pesquisa é bibliográfica de natureza qualitativa, em que selecionamos seis livros baseados no PNLD 2015 para analisar como as demonstrações estão presentes nesses livros. Notamos que as demonstrações não estão inseridas como deveriam nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, mas isso não implica que elas não sejam utilizadas no ensino da Matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.title | As demonstrações matemáticas no estudo de áreas de figuras planas em livros didáticos do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045Z9&tokenCaptchar=03AGdBq24mQ98fpk8ylCkamrgrMaxbf48a8Nw67k9PVmKMIXDt8Tp-whTYIeRPJ8KGvjJIYCl32nBUZROYjIrccBIrI1x4p4o15pE_-RgJ17GfzlJ-ByDBZoiGvhFZF4VY5Jd1dOzN96x16y1BqyRWvWU7N1V1v1GlVkKSNR_Armp3NSP28si4DrIIUP__UFaTwGFe8_wd1KB6Ylt4oIayDFlOCLzhXr12YOgX51k2aHvNsNwgaTkpEi8Qa7AUo3coMoW06zZDb1jfe5QwU76q1Eba2BD-bk89bMBBNO8Sd1zgaqonvXTTAI53UewpnaTIOOXXXXCEWtquwp0rgAoWgl6S2U8mcMfx99BStn_-BCDPhWJv11syhF_oJVnhGYsIlbszEPB3X-AROEOCMwUtlHtHfshE23JDECXh3LuiHruRZ4j9OTj5qAivpueYwtj4enWspywN49euS0O7WfRZ0oMqt7d8GNNuAg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213156U0&tokenCaptchar=03AGdBq266AITIN3MTlGNNRXznFIOswgEqJSacfTOXRG2uCRzA7ZK1Iljh45UShpjN9c8HQZcpDwpgJfCkR6kBWC3L42DVHBxJo5Xq4tEybcFrD_a5n3NJtfyrwQsHNlhqdR9jZKlJWjnSYPeIS_3HuiEz28bGD2415eFmv2VGUqo-jc5qiTApMH2b_kMosME4xXBJSBEDLOBKVjM9hOtG4zXlr2Ra9cyrYKsQm58jFLel7ht-aboR_50RM8gXCXAQ-BOo9tvIgJsVnd5hSjuedC20-gcJP8vjn_Cbx7cMcQEX_qMjl-Yy6ihpEluqLliLd49M1tXoBTQkeiWW47ORp5OpfRFGvuUNZ-Dq_kKBBcNzj0qXeQFLf5fQkTPAaJoPRDS7jjBs2JJ9vxKf_xOmtajkkyEb8XaPmrcW9_a8O_M4lGELjQaTFZHZ9a0cg-9tXF-txvn7dKxM59jlEtGjM1WCcI5ylsXm_w | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo tiene como objetivo analizar las propuestas de demostración presentes en los libros de texto para el bachillerato en relación con el contenido de áreas de figuras planas. Por lo tanto, se analizaron los libros de texto seleccionados por el “Programa Nacional do Livro Didático de Matemática do Ensino Médio - PNLD 2015”. Discutimos como es el enfoque de este tema, si existen demostraciones en estos libros de texto y como la generalización se hace para el uso de las fórmulas de áreas figuras planas. Para apoyar esta investigación, primero nos dirigimos a algunas partes de él origen y evolución de las demostraciones antes y después de la publicación de "Los Elementos" de Euclides, que se considera un marco histórico cuando se trata de la demostración. Luego intentamos comprender la utilización de algunos términos muy importantes, que, para algunos, pueden no tener diferencia de significado, como argumentos, pruebas y demostración. Y sin embargo, la terminología de algunas palabras que se pueden encontrar en los libros de texto de Matemáticas y que también puede ser desconocido para un lego, entre los que podemos mencionar: teorema, lema, proposición, corolario, y sin embargo, la relación de estos términos con las demostraciones. Por otra parte, se observó en dos documentos oficiales – “Guia do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio 2015” y el Plan de Estudios de Estándares Nacionales de Matemáticas para el bachillerato, la recomendación del uso de demostraciones en los libros de texto y la pertinencia de la utilización de libros de texto en la enseñanza de las matemáticas. Por consiguiente, la investigación es bibliográfica de naturalezas cualitativa, en que seleccionamos seis libros basados en PNLD 2015 para analizar cómo las demostraciones están presentes en estos libros. Notamos que las demostraciones no se insertan como deberían en los libros de texto de matemáticas de bachillerato, pero esto no implica que no se utilicen en la enseñanza de las matemáticas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Juliara Karla da Silva.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons