Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40260
Compartilhe esta página
Título: | O olhar dos alunos de matemática licenciatura UFPE/CAA sobre software matemático na sua formação inicial. |
Autor(es): | GOMES, Emerson Ferreira |
Palavras-chave: | Professores - Formação; Software; Informática |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Citação: | GOMES, Emerson Ferreira. O olhar dos alunos de matemática licenciatura UFPE/CAA sobre software matemático na sua formação inicial. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | Esta pesquisa tem o objetivo principal investigar os conhecimentos e a utilização de softwares matemáticos na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) se estão sendo contemplados na sua formação inicial com o uso de softwares matemático e sendo motivados a conhecer esta ferramenta. Para obtenção da nossa análise os estudantes foram submetidos a um questionário aberto que foi aplicado no semestre de 2014.2. Para atender o objetivo desse trabalho buscamos uma investigação quantitativa/qualitativa com o procedimento de estudo de caso e uma análise ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática – Licenciatura para verificar quais são as disciplinas que possibilitem o uso e conhecimento dos softwares matemáticos na formação inicial dos professores de matemática. As disciplinas que trabalham em relação ao uso de novas tecnologias são introdução à computação, status obrigatório, que capacita o estudante a desenvolver algoritmos fazendo uso de uma linguagem de computação e Novas Tecnologias em Educação Matemática, status eletiva, que aborda o uso de tecnologia em educação, por exemplo, softwares matemáticos. Destacamos em nossas análises que a inserção de softwares matemáticos na graduação acontece de forma rápida sem um aprofundamento devido à falta de tempo pedagógico das disciplinas ofertadas e que o departamento deve repensar uma prática para que a utilização de softwares matemáticos se torne uma realidade no curso. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40260 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES, Emerson Ferreira.pdf | 845,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons