Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40260

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Marcos Luiz-
dc.contributor.authorGOMES, Emerson Ferreira-
dc.date.accessioned2021-06-03T02:58:50Z-
dc.date.available2021-06-03T02:58:50Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.date.submitted2021-06-02-
dc.identifier.citationGOMES, Emerson Ferreira. O olhar dos alunos de matemática licenciatura UFPE/CAA sobre software matemático na sua formação inicial. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40260-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo principal investigar os conhecimentos e a utilização de softwares matemáticos na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) se estão sendo contemplados na sua formação inicial com o uso de softwares matemático e sendo motivados a conhecer esta ferramenta. Para obtenção da nossa análise os estudantes foram submetidos a um questionário aberto que foi aplicado no semestre de 2014.2. Para atender o objetivo desse trabalho buscamos uma investigação quantitativa/qualitativa com o procedimento de estudo de caso e uma análise ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática – Licenciatura para verificar quais são as disciplinas que possibilitem o uso e conhecimento dos softwares matemáticos na formação inicial dos professores de matemática. As disciplinas que trabalham em relação ao uso de novas tecnologias são introdução à computação, status obrigatório, que capacita o estudante a desenvolver algoritmos fazendo uso de uma linguagem de computação e Novas Tecnologias em Educação Matemática, status eletiva, que aborda o uso de tecnologia em educação, por exemplo, softwares matemáticos. Destacamos em nossas análises que a inserção de softwares matemáticos na graduação acontece de forma rápida sem um aprofundamento devido à falta de tempo pedagógico das disciplinas ofertadas e que o departamento deve repensar uma prática para que a utilização de softwares matemáticos se torne uma realidade no curso.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleO olhar dos alunos de matemática licenciatura UFPE/CAA sobre software matemático na sua formação inicial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405934P5&tokenCaptchar=03AGdBq259DE9hQBsYt3arkzC5UjDr8o244LqLLsGxUcqXvwOOuEo4KK8DQg2g4DuIrfULNwgL9J8O63Z_j8lJ1efA5bpCUzpTSXpL4xwtBansgx3DdbwrvDBx8RfFpzgojZPsBDmXkqsafmwSWeRKwV5TSpnznHFFU0aBt3F9P0a71ZxFAWj7roNJe-u903xFoMPVMwIVWylTyw_tuewi4fXy2W-eUQxyPcwaLFgIPmMfGaq9nJgkvsKk_FD6uWirKjUYLRYsx6_3fGUVMYRQO4I0wnnZ5uLWKxrLnzSVgvUad1zSoi-4TrwIpsZ6dmUSPJ24zWBJWd_DPD_QebXFWpo1lm0WdXCtSAqiz0TdBZGs86Ixu0jc6Se1ZlLDF9jElB1GT0-JmYHiPeEfRasLEcwb_pL3BxgdJqyeEpKLauN4Uy5vFy1kQIxbFGe_7Og6tQ5ZTTJECZFwcRGZ11mU7Xgax68uAwLnhwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798716D4&tokenCaptchar=03AGdBq25z-4aU70tvfSLTiieaulE370Ect2P_4eZAbLpGQoXnE5bEadvPN0TAPXndPr9wQxZriFCMkWNgg6qZWU1lf6usFMtwIMUv8oOM_Vr6DM1G8xjeXWX5yNb_kw0cOC9r4f_uEwqOvBmthgePoV26wSEzMJei7tJjLle7a2lwiCI3KB58SalwUxPfWijpID0Bsb1FjrWe_b9Ro0DHJQNVUcSWEGzxT53Y1PRI5y8DanFQnbxdWYYhNO2OeD2A-TiRx91hWTu4JWftEDhkbXvZ6H7dtEpGbb4Pj6d5cq9_aO6tqZC9wa_sWHZ4LoMIrh3ARleynRC_hQCgdzbl_Q2wt8HHWl8HMTP9VthTlK8Pls616t5Qm1OQRSN2uHsmnuHt6r8_JqX9Yyr_sjOj8bgig3-JjyLF_PjV-0qltmH1MLflxJawD6PrRxd6JUd89QxlG6uyPwWpGlzHSwEBxSrq-9DaTOyY-Vq8ssg5a0fbcqok_HtK3Rwpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES, Emerson Ferreira.pdf845,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons