Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40260
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.author | GOMES, Emerson Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-03T02:58:50Z | - |
dc.date.available | 2021-06-03T02:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Emerson Ferreira. O olhar dos alunos de matemática licenciatura UFPE/CAA sobre software matemático na sua formação inicial. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40260 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo principal investigar os conhecimentos e a utilização de softwares matemáticos na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) se estão sendo contemplados na sua formação inicial com o uso de softwares matemático e sendo motivados a conhecer esta ferramenta. Para obtenção da nossa análise os estudantes foram submetidos a um questionário aberto que foi aplicado no semestre de 2014.2. Para atender o objetivo desse trabalho buscamos uma investigação quantitativa/qualitativa com o procedimento de estudo de caso e uma análise ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática – Licenciatura para verificar quais são as disciplinas que possibilitem o uso e conhecimento dos softwares matemáticos na formação inicial dos professores de matemática. As disciplinas que trabalham em relação ao uso de novas tecnologias são introdução à computação, status obrigatório, que capacita o estudante a desenvolver algoritmos fazendo uso de uma linguagem de computação e Novas Tecnologias em Educação Matemática, status eletiva, que aborda o uso de tecnologia em educação, por exemplo, softwares matemáticos. Destacamos em nossas análises que a inserção de softwares matemáticos na graduação acontece de forma rápida sem um aprofundamento devido à falta de tempo pedagógico das disciplinas ofertadas e que o departamento deve repensar uma prática para que a utilização de softwares matemáticos se torne uma realidade no curso. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.title | O olhar dos alunos de matemática licenciatura UFPE/CAA sobre software matemático na sua formação inicial. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405934P5&tokenCaptchar=03AGdBq259DE9hQBsYt3arkzC5UjDr8o244LqLLsGxUcqXvwOOuEo4KK8DQg2g4DuIrfULNwgL9J8O63Z_j8lJ1efA5bpCUzpTSXpL4xwtBansgx3DdbwrvDBx8RfFpzgojZPsBDmXkqsafmwSWeRKwV5TSpnznHFFU0aBt3F9P0a71ZxFAWj7roNJe-u903xFoMPVMwIVWylTyw_tuewi4fXy2W-eUQxyPcwaLFgIPmMfGaq9nJgkvsKk_FD6uWirKjUYLRYsx6_3fGUVMYRQO4I0wnnZ5uLWKxrLnzSVgvUad1zSoi-4TrwIpsZ6dmUSPJ24zWBJWd_DPD_QebXFWpo1lm0WdXCtSAqiz0TdBZGs86Ixu0jc6Se1ZlLDF9jElB1GT0-JmYHiPeEfRasLEcwb_pL3BxgdJqyeEpKLauN4Uy5vFy1kQIxbFGe_7Og6tQ5ZTTJECZFwcRGZ11mU7Xgax68uAwLnhw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798716D4&tokenCaptchar=03AGdBq25z-4aU70tvfSLTiieaulE370Ect2P_4eZAbLpGQoXnE5bEadvPN0TAPXndPr9wQxZriFCMkWNgg6qZWU1lf6usFMtwIMUv8oOM_Vr6DM1G8xjeXWX5yNb_kw0cOC9r4f_uEwqOvBmthgePoV26wSEzMJei7tJjLle7a2lwiCI3KB58SalwUxPfWijpID0Bsb1FjrWe_b9Ro0DHJQNVUcSWEGzxT53Y1PRI5y8DanFQnbxdWYYhNO2OeD2A-TiRx91hWTu4JWftEDhkbXvZ6H7dtEpGbb4Pj6d5cq9_aO6tqZC9wa_sWHZ4LoMIrh3ARleynRC_hQCgdzbl_Q2wt8HHWl8HMTP9VthTlK8Pls616t5Qm1OQRSN2uHsmnuHt6r8_JqX9Yyr_sjOj8bgig3-JjyLF_PjV-0qltmH1MLflxJawD6PrRxd6JUd89QxlG6uyPwWpGlzHSwEBxSrq-9DaTOyY-Vq8ssg5a0fbcqok_HtK3Rw | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES, Emerson Ferreira.pdf | 845,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons