Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40256

Comparte esta pagina

Título : A prática pedagógica do professor de Educação Física em escolas de tempo integral de Pernambuco : um estudo das representações sociais
Autor : SILVA, Marivanio José da
Palabras clave : Professores – Educação Física – Representação social; Ensino Médio – Educação Integral; Professores – Prática Pedagógica; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 2-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Marivanio José da. A prática pedagógica do professor de Educação Física em escolas de tempo integral de Pernambuco: um estudo das representações sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo analisar as representações sociais da prática pedagógica do professor de Educação Física das escolas de Ensino em Tempo Integral de Pernambuco. Procura evidenciar o que é mais partilhado (consensual) e o mais individualizado, entre os professores, no que diz respeito às representações sociais de sua prática pedagógica. Utiliza-se de uma abordagem plurimetodológica, isto é, apoia-se em vários recursos para coleta e análise dos dados. Estes se desenvolveram em três etapas: a primeira, realização do levantamento bibliográfico que proporcionou o contato com a produção acadêmica já desenvolvida na temática; a segunda, identificação das representações sociais estabelecidas nos principais documentos legislativos que regem a profissão do professor de Educação Física, quanto a sua prática pedagógica; a terceira etapa, realização de entrevistas semiestruturadas com 9 professores de Escolas de Referência em Ensino Médio geridas pela GRE Mata Centro, no sentido de analisar a organização do discurso dos sujeitos sobre o objeto investigado. Os dados obtidos foram analisados mediante a indexação e a análise do conteúdo. Os resultados revelaram que a representação social da prática pedagógica dos professores de educação física, das escolas de tempo integral da GRE Mata Centro, tem um forte vínculo com a dimensão política/estrutural, onde sua prática pedagógica está mais alicerçada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40256
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marivanio José da Silva.pdf1,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons