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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40256

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dc.contributor.advisorSILVA, Rejane Dias da-
dc.contributor.authorSILVA, Marivanio José da-
dc.date.accessioned2021-06-02T19:18:27Z-
dc.date.available2021-06-02T19:18:27Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Marivanio José da. A prática pedagógica do professor de Educação Física em escolas de tempo integral de Pernambuco: um estudo das representações sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40256-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as representações sociais da prática pedagógica do professor de Educação Física das escolas de Ensino em Tempo Integral de Pernambuco. Procura evidenciar o que é mais partilhado (consensual) e o mais individualizado, entre os professores, no que diz respeito às representações sociais de sua prática pedagógica. Utiliza-se de uma abordagem plurimetodológica, isto é, apoia-se em vários recursos para coleta e análise dos dados. Estes se desenvolveram em três etapas: a primeira, realização do levantamento bibliográfico que proporcionou o contato com a produção acadêmica já desenvolvida na temática; a segunda, identificação das representações sociais estabelecidas nos principais documentos legislativos que regem a profissão do professor de Educação Física, quanto a sua prática pedagógica; a terceira etapa, realização de entrevistas semiestruturadas com 9 professores de Escolas de Referência em Ensino Médio geridas pela GRE Mata Centro, no sentido de analisar a organização do discurso dos sujeitos sobre o objeto investigado. Os dados obtidos foram analisados mediante a indexação e a análise do conteúdo. Os resultados revelaram que a representação social da prática pedagógica dos professores de educação física, das escolas de tempo integral da GRE Mata Centro, tem um forte vínculo com a dimensão política/estrutural, onde sua prática pedagógica está mais alicerçada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Educação Física – Representação socialpt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Educação Integralpt_BR
dc.subjectProfessores – Prática Pedagógicapt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA prática pedagógica do professor de Educação Física em escolas de tempo integral de Pernambuco : um estudo das representações sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1064248373810498pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the social representations of the pedagogical practice of the Physical Education teacher of the Full-Time Teaching schools in Pernambuco. It seeks to highlight what is most shared (consensual) and the most individualized, among teachers, with regard to the social representations of their pedagogical practice. It uses a multi-methodological approach, that is, it relies on several resources for data collection and analysis. These were developed in three stages: the first, carrying out the bibliographic survey that provided contact with the academic production already developed in the theme; the second, identification of the social representations established in the main legislative documents that govern the profession of Physical Education teachers, regarding their pedagogical practice; the third stage, conducting semi-structured interviews with 9 teachers from Reference Schools in Secondary Education managed by GRE Mata Centro, in order to analyze the organization of the subjects' discourse about the investigated object. The data obtained were analyzed by indexing and analyzing the content. The results revealed that the social representation of the pedagogical practice of physical education teachers, from the full-time schools of GRE Mata Centro, has a strong link with the political / structural dimension, where their pedagogical practice is more grounded.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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